Ícone do site Café História

Vídeo raro de Lula sobre Engels é destaque em canal do Departamento de História da USP

Vídeo raro de Lula sobre Engels é destaque em canal do Departamento de História da USP 2

Evento ocorreu em 1995, na Universidade de São Paulo. Foto: reprodução.

O canal “História USP”, como parte do “Projeto Memórias”, disponibilizou pouco mais de 120 minutos de uma gravação raríssima do Seminário Internacional sobre os 100 anos da morte de Friedrich Engels, parceiro de Karl Marx em diversas publicações que sacudiram o meio intelectual e operário, como o Manifesto Comunista”, publicado pela primeira vez em 1848.

O evento ocorreu no Departamento de São Paulo no dia 7 de novembro de 1995 e reuniu, além do atual presidente Lula, vários historiadores da Universidade de São Paulo e intelectuais importantes do cenário nacional, como Modesto Florenzano, Antonio Pena Alves Rocha, Florestan Fernandes Jr., Vladimir Sacchetta, Osvaldo Coggiola e Raquel Glezer.

A gravação era mantida pelo Centro de Apoio a Pesquisa Histórica “Sérgio Buarque de Holanda” (CAPH/FFLCH-USP) e após digitalizada, em março de 2023, foi publicada há algumas semanas no canal do Departamento de História da USP, cuja missão é tornar materiais históricos, didáticos e científicos produzidos na universidade mais acessíveis.    

Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda”

O Centro de Apoio à Pesquisa em História “Sérgio Buarque de Holanda” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo foi fundado em 1966 pelos professores Eurípedes Simões de Paula, Maria Regina da C. R. Simões de Paula e Aziz Nacib Ab’Saber, sob o nome Centro de Documentação Histórica. Em 1987, ele foi renomeado para seu nome atual e recebeu o acréscimo do nome “Prof. Sérgio Buarque de Holanda” como homenagem ao professor que pediu sua demissão em protesto à decretação do AI-5.

O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.

O centro reúne coleções documentais variadas e funciona como um núcleo de preservação e pesquisa histórica. Vários de seus vários projetos de digitalização tem à frente o projeto “História e Memória Digital”, sob a coordenação do Prof. Dr. Pedro Luis Puntoni. Este projeto almeja digitalizar, catalogar e divulgar o conteúdo audiovisual contido no CAPH, que tem parceria com Canal do Departamento de História da USP, sob a coordenação do Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho e a vice coordenação do Prof. Dr. Gustavo Velloso.

Com informações de Olga Beatriz Steffen Cruz e Pedro Cesar Antunes de Amigo.

Sair da versão mobile