Veteranos da Segunda Guerra Mundial ganham homenagem em festa de aniversário de 100 anos

Durante o evento, os dois receberam aplausos, cantaram "Parabéns" e ganharam lápis artesanais feitos por alunos da escola D.C. Everest, onde Coleman lecionou inglês por 31 anos. Ambos lutaram na Segunda Guerra Mundial.
6 de fevereiro de 2025
Lester Weko e Mike Heilmann sentados tomando café no restaurante. Veteranos da Segunda Guerra Mundial de 100 anos de idade.
Lester Weko e Mike Heilmann: 100 anos de idade. Foto: waow.

Dois veteranos da Segunda Guerra Mundial, Lester Weko e Bob Coleman, foram homenageados nesta quarta-feira (6) ao celebrarem seus 100 anos de vida em um evento organizado pelo Veterans Weekly Cup of Coffee Club, na pequena cidade de Rothschild, nos Estados Unidos. O grupo, que reúne veteranos há 12 anos em um restaurante local, juntou cerca de 90 pessoas (a maioria outros veteranos) para celebrar o aniversário da dupla.

Lester Weko, veterano que serviu no Exército e na Marinha, completou 100 anos no último dia 3 de fevereiro. Já Bob Coleman, ex-marinheiro que atingirá a marca em novembro, foi surpreendido com a festa antecipada para que ambos fossem homenageados juntos. Durante o evento, os dois receberam aplausos, cantaram “Parabéns” e ganharam lápis artesanais feitos por alunos da escola D.C. Everest, onde Coleman lecionou inglês por 31 anos.

Mike Heilmann, presidente do clube, destacou a importância de reconhecer esses veteranos: “Temos três veteranos da Segunda Guerra aqui hoje, e celebrar esses centenários é uma forma de agradecer por tudo que fizeram”. Ele ainda ressaltou que, segundo dados do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA, apenas cerca de 66 mil dos 16,4 milhões que serviram na guerra continuavam vivos em 2024.

A vida ano pós-guerra

Após a guerra, Weko dedicou-se à vida religiosa, atuando como pastor em quatro igrejas, incluindo a Immanuel Lutheran Church em Rib Mountain. Coleman, por sua vez, tornou-se professor de inglês, impactando gerações de estudantes. Em seu discurso, Coleman brincou: “Não sou herói, só um cara comum”, mas destacou orgulhoso seu maior tesouro: o casamento de 77 anos com a esposa, que o acompanha até hoje, e a família, incluindo bisnetos presentes na celebração.

Ambos os veteranos receberam certificados de reconhecimento e compartilharam histórias emocionantes. Weko lembrou-se de sua jornada como pastor, enquanto Coleman refletiu sobre a importância do serviço militar: “Naquela época, todos fazíamos o mesmo. Não era especial, era necessário”. A celebração terminou com um café compartilhado.

80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Em 2025, o mundo marca os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, um dos conflitos mais devastadores da história. Entre 1939 e 1945, mais de 100 milhões de pessoas foram mobilizadas para o esforço de guerra em diferentes continentes, transformando a disputa em um verdadeiro confronto global. O saldo humano foi catastrófico: estima-se que entre 70 e 85 milhões de pessoas tenham morrido, incluindo civis e militares, vítimas de batalhas, bombardeios, genocídios, fome e doenças.

A rendição da Alemanha em maio de 1945 e do Japão em setembro do mesmo ano não apenas encerraram os combates, mas também redefiniram a geopolítica mundial, dando início à Guerra Fria e impulsionando a criação de instituições como a ONU.

O aniversário convida à reflexão sobre as lições do passado, o impacto duradouro da guerra na memória coletiva e os desafios contemporâneos para a paz e a democracia, especialmente em um momento de crescentes tensões internacionai

Com informações de: WAOW News.

Sugestão de leitura

Veteranos da Segunda Guerra Mundial ganham homenagem em festa de aniversário de 100 anos 1

Em meados de 1950, a imprensa soltou uma bomba que chocou a opinião pública brasileira: o imigrante letão Herberts Cukurs, criador e proprietário dos pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal do Rio de Janeiro, havia cometido crimes de guerra durante a ocupação nazista da Letônia. Neste livro, que vai virar filme, o historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília e criador do Café História, investiga o chamado “Caso Cukurs”, desde a chegada de Cukurs no Brasil até a sua execução por agentes secretos do Mossad, de Israel. Livro disponível nas versões impressa e digital. Gosta de Segunda Guerra Mundial? Esse livro não vai deixar a desejar. Confira aqui. 

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também