Ícone do site Café História

Universidade de Brasília recebe projeto que promove conteúdos sobre povos originários na Wikipédia

Resistência Indígena no Brasil

Arqueiro indígena participa de edição dos "Jogos Indígenas". Foto: Valter Campanato/ABr.

No dia 30 de agosto de 2023, das 10h às 16h, acontecerá a maratona de edição presencial do evento Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki no PPGHIS da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal.

O encontro busca unir a comunidade acadêmica, wikimedista e o público em geral, com o intuito de incentivar a troca de experiências relacionadas à construção de conhecimento colaborativo, valorizando a promoção da diversidade.

No dia do encontro, haverá um rápido treinamento técnico direcionado para participantes iniciantes, proporcionando-lhes o espaço ideal para aprender e colaborar, além de dois wikimedistas experientes que atuarão como facilitadores, Fernando Walison e Paulo Rená.

O evento é completamente gratuito, incluindo comidinhas ao longo do dia. As vagas são limitadas, e apenas 25 pessoas poderão participar da editatona presencial. Todos os participantes receberão um certificado de participação.

Será disponibilizada uma lista de artigos a serem editados e aprimorados pelos participantes com curadoria de Ícaro Patté, indígena da terra terra Ibirama-La Klãno e José Inaldo Chaves, professor adjunto de História do Brasil Colonial na UnB.

Os interessados em participar da editatona presencial podem se inscrever até o dia 21 de agosto por meio deste formulário, também disponível na página oficial do evento.

Programação da atividade:

10:00 às 10:20 – Credenciamento e oferecimento do brunch.

10:20 às 10:40 – Boas-vindas e apresentações.

10:40 – Capacitação de como editar na Wikipédia.

11:10 – Edição de artigos, com suporte dos facilitadores.

14:00 às 14:30 – Coffee-break.

14:30 – Edição de artigos, com suporte dos facilitadores.

15:30 – Cerimônia de premiação e agradecimento pela participação.

O que é o Projeto Mais Teoria da História na Wiki?

Um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. O Mais Teoria da História na Wiki busca estimular o engajamento de grupos minorizados no que diz respeito ao campo de estudos da Teoria da História, além de aumentar a atuação de historiadores e profissionais de áreas correlatas nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo.

O Projeto tem a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) como parceira, além de diversos núcleos de pesquisa em Teoria da História, e conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.

Para saber mais acesse os canais de comunicação do Projeto Mais+:

Facebook | Instagram | Página oficial na Wikipédia | Site oficial

Sair da versão mobile