No dia 30 de agosto de 2023, das 10h às 16h, acontecerá a maratona de edição presencial do evento Mais Povos Originários em Teoria da História na Wiki no PPGHIS da Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal.
O encontro busca unir a comunidade acadêmica, wikimedista e o público em geral, com o intuito de incentivar a troca de experiências relacionadas à construção de conhecimento colaborativo, valorizando a promoção da diversidade.
No dia do encontro, haverá um rápido treinamento técnico direcionado para participantes iniciantes, proporcionando-lhes o espaço ideal para aprender e colaborar, além de dois wikimedistas experientes que atuarão como facilitadores, Fernando Walison e Paulo Rená.
O evento é completamente gratuito, incluindo comidinhas ao longo do dia. As vagas são limitadas, e apenas 25 pessoas poderão participar da editatona presencial. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
Será disponibilizada uma lista de artigos a serem editados e aprimorados pelos participantes com curadoria de Ícaro Patté, indígena da terra terra Ibirama-La Klãno e José Inaldo Chaves, professor adjunto de História do Brasil Colonial na UnB.
Os interessados em participar da editatona presencial podem se inscrever até o dia 21 de agosto por meio deste formulário, também disponível na página oficial do evento.
Programação da atividade:
10:00 às 10:20 – Credenciamento e oferecimento do brunch.
10:20 às 10:40 – Boas-vindas e apresentações.
10:40 – Capacitação de como editar na Wikipédia.
11:10 – Edição de artigos, com suporte dos facilitadores.
14:00 às 14:30 – Coffee-break.
14:30 – Edição de artigos, com suporte dos facilitadores.
15:30 – Cerimônia de premiação e agradecimento pela participação.
O que é o Projeto Mais Teoria da História na Wiki?
Um projeto de história pública com foco na ampliação do debate sobre temas relacionados aos estudos de gênero, de sexualidade, de raça e às epistemologias do Sul Global. O Mais Teoria da História na Wiki busca estimular o engajamento de grupos minorizados no que diz respeito ao campo de estudos da Teoria da História, além de aumentar a atuação de historiadores e profissionais de áreas correlatas nas plataformas gerenciadas pela Fundação Wikimedia, que estão em sintonia com a ciência aberta e a construção do conhecimento coletivo e colaborativo.
O Projeto tem a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) como parceira, além de diversos núcleos de pesquisa em Teoria da História, e conta com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de diversos afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.
Para saber mais acesse os canais de comunicação do Projeto Mais+:
Facebook | Instagram | Página oficial na Wikipédia | Site oficial