Sionismo é o tema do novo programa do mini-podcast do Café História

21 de novembro de 2019

O que é sionismo, essa palavra que é repetida toda hora nos livros de história e na imprensa? Para nos ajudar a responder, nós convidamos o professor Michel Gherman, da Universidade Ben Gurion, de Israel.

Agência Café História

Para muitos, sionismo é um tipo de nacionalismo, nada além disso. Para outros, sionismo é um xingamento, uma forma de acusar outra pessoa de compactuar com a violência do Estado israelense contra os palestinos. Para alguns, sionismo é ainda uma doutrina política legítima e sem a qual o Estado de Israel não poderia existir de forma soberana.

Não há resposta fácil para o que é sionismo (ou ainda, sionismos, no plural). Para ajudar a pensar o assunto, contudo, convidamos o historiador brasileiro Michel Gherman, que atualmente faz seu pós-doutorado na Universidade de Ben Gurion, em Israel. Gherman, cuja tese de doutorado é sobre sionismo, nos ajuda a pensar a complexidade deste conceito, ainda muito mal-compreendido no senso comum e mesmo no plano intelectual.

Segundo o pesquisador, que é um dos coordenadores do Núcleo de Estudos Árabes e Judaicos da UFRJ, o NIEJ, devemos pensar o sionismo historicamente, evitando olhá-lo tão somente pelo prisma do conflito árabe-israelense.

Sionismo é o tema do novo programa do mini-podcast do Café História 1
Escute o mini-podcast do Café História no Spotify, gratuitamente,

Você também pode ouvir o programa no Anchor e no Deezer

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também