Sexualidades é o tema do novo número de revista de história da Universidade de Brasília

14 de dezembro de 2018

Sete artigos compõem o novo dossiê da revista “História, histórias”.

Bruno Leal | Agência Café História

Intitulado “Sexualidades disparatadas: outras Histórias”, o novo dossiê da revista “História, histórias” acolhe estudos históricos que têm como temáticas as sexualidades, gêneros, performances, experiências “disparatadas” e “dissidentes” e suas resistências à heteronorma. O intuito, segundo a apresentação do dossiê, é mostrar como a presença desses temas representam, hoje, um acontecimento que vem “contribuindo para a invenção de outras histórias e a transformação da própria disciplina História”.

O dossiê é organizado por Durval Muniz de Albuquerque, professor do Departamento de Historia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Elias Ferreira Veras, professor do Departamento de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

historia-historias
Sexualidade, diversidades. Foto meramente ilustrativa. Fonte: Unplash.

Além dos sete artigos temáticos, a nova edição da revista traz uma entrevista com o historiador norte-americano James Green, da Brown Univeristy, e o artigo “A Lei de Terras em Santa Catarina e a política fundiária imperial a força do poder local pela Câmara Municipal de Lages e a Sociedade Lageana para Beneficiar e Exportar Erva-mate”, de Flávia Paula Darossi (UFSC). Clique aqui para conferir o dossiê.

História, histórias

Fundada em 2013, a revista História, histórias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). A revista não cobra taxas dos autores para realizar avaliação, edição e publicação de seus textos. Sua missão é ser um canal relevante de publicação de pesquisas científicas inovadoras geradas no ambiente de pesquisadores da disciplina de História e áreas afins do país e exterior com especial destaque para autores com formação de historiadores.

A revista é composta por um volume anual a ser publicado em dois números semestrais (Jan/Jun.) e (Jul/Dez.), caracterizando sua periodicidade semestral. Cada número será publicado no semestre correspondente.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Sexualidades é o tema do novo número de revista de história da Universidade de Brasília (notícia).  In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/historia-historias-sexualidades/. Publicado em: 14 dez. 2018. Acesso: [informar data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Don't Miss