Veto presidencial é derrubado e profissão de historiador será regulamentada

Quarta-feira histórica para os historiadores brasileiros. Luta pela regulamentação da profissão remonta aos anos 1960.
12 de agosto de 2020

Uma quarta-feira inesquecível para os historiadores/as brasileiros. Em sessão remota, o Senado Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 368/2009, que regulamenta da profissão de historiador no Brasil, e a Câmara confirmou logo em seguida o resultado.

Agora, o PL será encaminhado para que o Presidente da República faça a promulgação do mesmo, o que deve acontecer em até 48 horas. No caso de omissão deste, quem promulga o PL é o Presidente ou Vice-Presidente do Senado, em igual prazo (art. 66, §7º, CF).

O PL havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, mas no final de abril Bolsonaro vetou integralmente o projeto, alegando, equivocadamente, que o mesmo viola a Constituição Federal ao restringir o livre exercício profissional, além de ofender a previsão constitucional de que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.

A regulamentação da profissão de historiador no Brasil é uma luta antiga dos historiadores e de sua principal associação, a Associação Nacional de História, a Anpuh.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Veto presidencial é derrubado e profissão de historiador será regulamentada (Notícia). In: Café História. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/senado-derruba-veto-regulamentacao-profissao-historiador/. Publicado em: 12 ago. 2020. ISSN: 2674-5917.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também