Periódico é referência em estudos medievais em Portugal. Conteúdo pode ser baixado gratuitamente.
Por Bruno Leal | Agência Café História
O Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa acaba de anunciar o lançamento do novo número de sua revista online, “Medievalista”. Surgida em 2005, a revista possui uma abordagem interdisciplinar e ocupa hoje o posto de maior periódico acadêmico de estudos medievais em Portugal. Segundo o editorial da Medievalista, a publicação “pretende dar a conhecer os trabalhos mais recentes de novos investigadores, mas também os dos já consagrados, e contribuir para uma ampla difusão da cultura académica medieval”. Em sua nova edição, de número 22, há 15 textos inéditos, dos quais seis são artigos inéditos. Todo o material é gratuito e pode ser baixado livremente.
Um dos artigos desta nova edição se intitula “O Luto em Portugal: da Corte à Gente Comum (séculos XV-XVI)”, da historiadora Ana Mafalda Pereira Lopes, da Universidade do Minho. Lopes defende que investigar o luto, a partir da perspectiva da História das Emoções, permite ao historiador compreender as ações e os comportamentos do passado de uma outra maneira, renovada. Analisando principalmente crônicas régias, a pesquisadora tenta busca mapear como as emoções são narradas pelos membros da família real portuguesa. No início do século XV, portanto, limiar da Idade Moderna, a autora sublinha, por exemplo, que “As mortes dos filhos tornavam-se-lhes cada vez mais insuportáveis e sofridas, facto que transparece nas próprias crónicas, que as documentam cada vez melhor”. Clique aqui para ler na íntegra o artigo.
Congresso Internacional
Portugal está sendo o país anfitrião do VIII Congresso Internacional “The Medieval Chronicle”. O evento está ocorrendo ao longo desta semana em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA). Promovidos trienalmente pela The Medieval Chronicle Society (MCS), a oitava edição do evento resulta da organização conjunta entre o Instituto de Estudos Medievais e o IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, ambas unidades de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – FCSH NOVA, em colaboração com a Universidade Aberta (UAb) e o Centro De Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e conta com o apoio da TAP PORTUGAL. Saiba mais aqui.
Sobre o artigo do luto em Portugal – absolutamente instigante na perspectiva da História das Emoções -gostaria de acrescentar o seguinte estudo não referenciado :
DIAS Marta Miriam Ramos .Representações de luto e lamentação em fontes medievais peninsulares da Idade Média e inicio da Idade Moderna .Vs 23 (2016 )p.33-45 .
Atenciosamente .
Obrigado, pela contribuição, Nurimar!