Uma ótima notícia para pesquisadores da história contemporânea brasileira e para os saudosos em geral: o acervo completo da revista Manchete (1952-2007) foi digitalizado pela Biblioteca Nacional e disponibilizado gratuitamente para consulta pública no site da Hemeroteca Digital – projeto de excelência da BN que nos últimos vem tem digitalizado centenas de jornais e revistas brasileiros. Clique aqui para conhecer.
Criada por Adolpho Bloch, a Manchete foi uma revista semanal de grande sucesso publicada no Brasil entre 1952 e 2007, com exceção de alguns intervalos em que deixou de circular. Nas suas primeiras décadas, a Manchete foi a segunda maior revista brasileira, atrás apenas de O Cruzeiro. Fartamente ilustrada, a Manchete foi uma espécie de escola para muitos fotojornalistas, com destaque para o francês Jean Manzon.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.
Seus textos também tinham grande qualidade. Por sua redação passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O carnaval carioca era um dos eventos preferidos da equipe da Manchete – poucas publicações sabiam cobrir também os dias de festas nas ruas do Rio de Janeiro quanto a Manchete.