Uma ótima notícia para pesquisadores da história contemporânea brasileira e para os saudosos em geral: o acervo completo da revista Manchete (1952-2007) foi digitalizado pela Biblioteca Nacional e disponibilizado gratuitamente para consulta pública no site da Hemeroteca Digital – projeto de excelência da BN que nos últimos vem tem digitalizado centenas de jornais e revistas brasileiros. Clique aqui para conhecer.
Criada por Adolpho Bloch, a Manchete foi uma revista semanal de grande sucesso publicada no Brasil entre 1952 e 2007, com exceção de alguns intervalos em que deixou de circular. Nas suas primeiras décadas, a Manchete foi a segunda maior revista brasileira, atrás apenas de O Cruzeiro. Fartamente ilustrada, a Manchete foi uma espécie de escola para muitos fotojornalistas, com destaque para o francês Jean Manzon.
Seus textos também tinham grande qualidade. Por sua redação passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O carnaval carioca era um dos eventos preferidos da equipe da Manchete – poucas publicações sabiam cobrir também os dias de festas nas ruas do Rio de Janeiro quanto a Manchete.