Acervo digitalizado da revista Manchete disponível na internet

Publicação, uma das mais populares e importantes da história da imprensa nacional, está na íntegra no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
12 de janeiro de 2019
37

Uma ótima notícia para pesquisadores da história contemporânea brasileira e para os saudosos em geral: o acervo completo da revista Manchete (1952-2007) foi digitalizado pela Biblioteca Nacional e disponibilizado gratuitamente para consulta pública no site da Hemeroteca Digital – projeto de excelência da BN que nos últimos vem tem digitalizado centenas de jornais e revistas brasileiros. Clique aqui para conhecer.

Manchete
Revista Manchete foi lançada em 1952. Foto: reprodução da internet.

Criada por Adolpho Bloch, a Manchete foi uma revista semanal de grande sucesso publicada no Brasil entre 1952 e 2007, com exceção de alguns intervalos em que deixou de circular. Nas suas primeiras décadas, a Manchete foi a segunda maior revista brasileira, atrás apenas de O Cruzeiro. Fartamente ilustrada, a Manchete foi uma espécie de escola para muitos fotojornalistas, com destaque para o  francês Jean Manzon.

Seus textos também tinham grande qualidade. Por sua redação passaram nomes como Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Manuel Bandeira, Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, David Nasser e Nelson Rodrigues, entre outros. O carnaval carioca era um dos eventos preferidos da equipe da Manchete – poucas publicações sabiam cobrir também os dias de festas nas ruas do Rio de Janeiro quanto a Manchete.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

37 Comments Deixe um comentário

  1. Tenho uma Revista Manchete guardada aqui que mostrar os jogos da Seleção brasileira, desde a primeira Copa do Mundo, preservo com carinho e respeito pela história antiga.

      • Acho importante preservar a memória,para que outras pessoas,alunos façam parte dela, conhecer a história desse ucraniano simples,humano exigente!Sou escritora, pesquisadora,diretora de produção,historiadora. Trabalhei com o Edmundo Rodrigues do Departamento Infanto Juvenil das Histórias em quadrinhos.Foi um sucesso! Hoje abrigamos 17000 revistas na Gibiteca Edmundo Rodrigues a primeira no Estado em Escola do governo.Deveriam de salvar Também os gibis. Meu contato [email protected]

  2. Maravilha, ainda bem que a Manchete tem todo seu acervo digitalizado e mantenho até hoje minha coleção física das revistas Manchete do ano de 1984 que me marcou pelo visual gráfico inovador da época.

    • Hola Kleber, eu sou Flávia Bark, vivo em Barcelona mas sou brasileira. Vi que você tem todas as Revistas Manchete, daí resolvi tentar se você poderia encontrar uma poesia do Paulo Mendes Campos, que busco há muito tempo, e foi publicada na revista na década de 80, acho que se chama Ainda que mal pergunte. Começa assim: Quero crer que não deve ter sido fácil o acontecido, ao amigo hoje destruído, ainda que mal pergunte. Afinal, que há contigo, minha amiga, meu amigo, é a dor de amor mendigo, ou tua dor é contigo? Ave má bicou te o figo? É teu irmão inimigo?

  3. Olá pessoal. Alguém teria, por acaso, a edição 1018 de 23 de outubro de 1971. Sou pesquisador e gostaria de ter essa edição. Agradeço.

    • Oi Djalma, tudo bem? Obrigado por escrever,
      Nós não fazemos a pesquisa para os leitores.
      A ideia do acervo digital é que todos possam fazer suas pesquisas.
      Abraço e boa sorte!

    • SRA.RITA,ESTOU PROCURANDO UMA MATERIA QUE POSSIVELMENTE SAIU NESTA REVISTA NESTA EPOCA DE 59 ,60, ONDE FALA DE UMA MENINA QUE FICOU PARALITICA QUE SAIU DO EDUCANDARIO VISTA ALEGRE,EM SAO GONÇALO RJ FILHO DE PAIS LEBROSO, ELA FICOU INTERNADA NO HOSPITAL MENINO DE JESUS NA MANGUEIRA,RJ. POR FAVOR SE PUDER ME AJUDA, AGRADEÇO DESDE JA.

  4. Boa tarde!
    Nos anos 90( aproximadamente 93)eu Suzana Mattos fui capa da revista Manchete junto com Monique Evans e mais atrizes . Gostaria muito de rever essa revista.
    Teria como?
    Tentei achar aqui mas não consegui!

  5. Trabalhei como Editora Executiva da Revista Manchete Saude e Beleza , editada pela Massa Falida nos últimos anos. E uma honra ter essas obras disponíveis no Acervo Nacional. Muito obrigada!!1

  6. Tenho algumas revistas ,das duas, ainda. Infelizmente, devo ter perdido mais de 200. Mas tenho algumas 50, no total, a grande maioria da década de 60. As revistas “Manchete” e “O Cruzeiro” deram grande contribuição à cultura. Publicavam crônicas de Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Henrique Pongetti, e outros. Também Raquel de Queiroz comparecia na “O Cruzeiro’, na última página.

    • SR. ANTONIO, SE PUDER ME AJUDA FICAREI MUITO AGRADECIDO.ESTOU A PROCURA DE UMA MATERIA QUE FOI PUBLICADA NUMA DESTAS REVISTA NOS ANOS DE 59A 60 TALVEZ, UMA MATERIA QUE FALA SOBRE UMA CRIANÇA QUE SAIU DO EDUCANDARIO VISTA ALEGRE QUE FICAVA EM SAO GONÇALO RJ, E FOI INTENADO NO HOSPITAL INFANTIL MENINO JESUS NA MANGUEIRA -RJ .APESAR DOS MEUS SETENTA ANOS ME LEMBRO QUE MEUS PAIS TINHA ESSA REVISTA ,A MENINA SE CHAMA ANA MARIA NOGUEIRA , VITIMA DE PARALICIA INFANTIL.OBRIGADO.

  7. Alguém tem fotos publicadas pela revista manchete dos treinos da copa do mundo de 1958 no maracanã.Me parece que foi mes de junho ou julho daquele ano.

  8. Eu preciso encontrar uma edição da MANCHETE, possivelmente de agosto/1969, que trouxe a reportagem 2001 UMA EPOPÉIA NO ESPAÇO; dois reporteres fizeram o percurso de Ulisses, quando voltaram de Troia; e que teriam vagado durante 20 anos pelo mar queriam provar se o personagem de Ulisses foi real e se a rota foi possivel ser realizada. quero saber a data da reportagem.

  9. Gostaria de conseguir um exemplar da Revista Manchete com a cobertura da eleição de Miss Brasil 1960 com a foto das três eleitas juntas. A segunda colocada Maria Edilene Torreão era minha conterrânea e faleceu recentemente.

  10. Fui ávido procurar pelo acervo de carnval da Manchete (que era incrível) e fiquei um tanto decepcionado. Justo as edições especiais de carnaval em vários dos anos estão ausentes no acervo da hemeroteca. Pude notar que eles pulam até cinco edições em períodos carnavalescos. Seria alguma espécie de censura? Elas estão disponíveis em alguma outra hemeroteca? Quem pesquisa carnaval precisa do acesso a este acervo.

  11. Não sei se era na manchete ou cruzeiro, tinha fotos de uma tribo na Amazônia com índios com mais de três metros de altura e com pés com três dedos. Se alguém tiver essa revista publique .

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss