Propaganda política na Era Vargas é tema de exposição virtual

3 de outubro de 2018
1

Iniciativa da FGV/CPDOC já está no ar e apresenta uma rica variedade de conteúdos audiovisuais, além de documentos impressos digitalizados.

Bruno Leal | Agência Café História

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) acaba de inaugurar a exposição virtual “Saio da vida para entrar na história: Getúlio Vargas e a Propaganda Política (1930-1954)”, que inclui documentos digitalizados, vídeos, fotografias e áudios. A exposição é fruto do Programa de Difusão e Educação Patrimonial, criada pela Escola de Ciências Sociais com o objetivo de publicar o vasto acervo do CPDOC/FGV.

Seção da exposição discute o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)
Seção da exposição discute o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)

A exposição destaca as estratégias utilizadas para promover a imagem de Getúlio Vargas enquanto liderança política nacional, e as realizações de seus governos, através dos documentos acumulados por ele ao longo de sua vida e que hoje integram o acervo histórico da FGV/CPDOC. A exposição é voltada para o público infanto-juvenil, professores e qualquer pessoa que tenham interessa pela História do Brasil.

CPDOC/FGV

Ao longo de sua existência, o Centro de Pesquisa e Documentação de HistóriaContemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, recebeu mais de 200 arquivos pessoais de homens e mulheres com reconhecida atuação pública, com um volume estimado de 2 milhões de documentos textuais, fotografias, discos e filmes. Entre esses arquivos destacam-se: Getúlio Vargas, Gustavo Capanema, Alzira Vargas do Amaral Peixoto, Ernesto Geisel, João Goulart, Café Filho, Eurico Dutra, entre outros. Para conhecer melhor o acervo da instituição, clique aqui e aproveite para conhecer outros projetos da FGV, como a revista Estudos Históricos e o PPHPBC | Programa de Pós Graduação em História, Política e Bens Culturais.


Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Propaganda política na Era Vargas é tema de exposição virtual (notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/propaganda-politica-na-era-vargas Publicado em: 3 out. 2018. Acesso: [informar data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

1 Comment Deixe um comentário

  1. Valeu mesmo. Meu pai, em sua juventude Técnico em Administração, foi Chefe de Pessoal do DIP. Alguma coisa ainda me lembro dessa ocasião e que ele contou em casa anos depois. Preciso ir à FGV checar a exposição.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Don't Miss