A pesquisa histórica no Brasil ganhou um valioso recurso com a criação do Catálogo Histórico de Teses e Dissertações da Área de História. Já disponível para consultas (confira aqui), o banco de dados foi desenvolvido para reunir, organizar e disponibilizar informações sobre os trabalhos defendidos nos programas de pós-graduação em História entre 1942 e 2000.
O Catálogo foi desenvolvido no âmbito do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em colaboração com os programas de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) e Teoria, Historiografia e História da Cultura (PROCULT). O projeto nasce já como repositório indispensável para historiadores, professores e estudantes.

O portal de teses e dissertações da CAPES era, até então, o principal banco de dados para quem pesquisa teses e dissertações no país, mas ele começa em 1987. Atualmente, o catálogo da UFRJ conta com 4609 teses e dissertações. O projeto continua sendo abastecido. No momento em que esta matéria foi escrita, havia teses e dissertações até os anos 2000.
Um repositório abrangente e acessível
Os dados do catálogo são organizados para permitir diferentes formas de consulta. Os usuários podem navegar pelos trabalhos a partir de critérios como nomes dos autores, programas de pós-graduação, anos de defesa, tags temáticas e grau do trabalho (mestrado ou doutorado). Essa abordagem facilita a localização de pesquisas específicas e a identificação de padrões temáticos ao longo das décadas.
O objetivo central do projeto é fornecer um material de referência útil para pesquisadores, especialmente aqueles que estudam a historiografia brasileira recente. Embora o foco esteja nas teses e dissertações de História, o catálogo exclui teses de cátedra, livre-docência e titularidade.
A construção do Catálogo
O banco de dados se baseia na integração de várias fontes anteriores, como os catálogos de Carlos Humberto Corrêa (1987), Maria Helena Rolim Capelato (1995) e Carlos Fico e Ronald Polito (1992), além dos dados da CAPES (a partir de 1987) e catálogos impressos de instituições como UFF, UFRJ e Unesp-Assis. Também foram incluídos registros disponíveis nos sites dos programas de pós-graduação.

O historiador Bruno Leal (UnB) entrega algo inovador: um livro que é, ao mesmo tempo, um guia para a seleção do mestrado em História e uma introdução ao universo do mestrando e da mestranda. Com linguagem simples, Leal explica tudo o que você sempre quis saber sobre o mestrado em História, mas teve medo de perguntar. Leia no computador, no tablet, no Kindle ou celular. Confira aqui.
Um desafio enfrentado pelos organizadores foi a existência de divergências entre fontes, como variações na grafia de nomes e títulos, além da ausência de certos trabalhos em catálogos anteriores. Para resolver esses problemas, foram utilizadas fontes auxiliares, incluindo currículos de pesquisadores e registros institucionais. Nos programas que já digitalizaram seus acervos, os dados foram verificados diretamente com as versões eletrônicas. Em outros casos, visitas in loco foram realizadas para conferência.
Expansão futura
O catálogo continua em expansão. As teses defendidas antes de 1973 e fora da USP estão sendo gradualmente adicionadas conforme a verificação dos registros. Atualmente, já constam no banco de dados alguns trabalhos das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras do interior de São Paulo (futuras unidades da Unesp), da PUC-SP e da UnB, embora esses registros ainda não estejam completos.