Vem de Curitiba mais uma boa prática no campo da educação básica. Em meio ao isolamento social, o professor de História Tiago Rattes, de 37 anos, aplicou uma estratégia de gamificação inovadora com os seus alunos 7° ano. Ele utilizou um formulário do Google Forms, uma ferramenta simples e gratuita do Google, para desenvolver uma atividade-jogo chamada o “Conselho do Rei” – clique aqui para conhecer.
O game convida o aluno a imaginar-se em um círculo de confiança de um monarca absolutista no início da formação dos estados nacionais. A cada nova etapa eles são apresentados a situações históricas típicas do período e tem que opinar, tendo sempre dois possíveis caminhos.
“Em um certo momento, por exemplo, o rei questiona se ele deve buscar consolidar seu poder pelo carisma ou pela imposição e sua autoridade. Na atividade não existe o certo ou errado de uma atividade tradicional. Cada resposta leva o aluno a uma observação histórica que gera a reflexão. Se os alunos aconselham o rei a investir no carisma, eles serão alertados que embora o carisma seja algo importante, os adversários do rei estão conspirando contra ele nos bastidores por acharem que ele é incapaz de impor seu poder. Aqui eu abro espaço para debater com o aluno as ideias de pensadores como Maquiavel e Hobbes”, explicou o professor ao Café História.
Criatividade no isolamento
Rattes, que é mineiro de Juiz de Fora e professor da Escola Projeto 21, em Curitiba, conta que a ideia do jogo-atividade surgiu dentro do contexto de isolamento social contra a pandemia do novo coronavírus:
“Já havia um tempo que eu tinha interesse em explorar recursos de gamificação em sala de aula. Diante da situação de isolamento social, entendi que era a hora de tirar o projeto do papel e aplicá-lo. Uma das coisas que favoreceu a sua aplicação foi que nossos alunos têm um grau de iniciação digital ótimo e se familiarizam muito com esse tipo de estratégia. Mas a atividade teve boa aceitação também entre aqueles que tem menos familiaridade com ferramentas digitais ou jogos”.
Tudo pode ser feito de casa, enquanto as aulas presenciais não recomeçam. Mas enquanto isso não acontece, o professor está neste momento aperfeiçoando a atividade do sétimo ano e preparando outra, exclusiva para o sexto ano, que vai abordar as Sociedades Fluviais. Nessa nova atividade, a turma será convocada a se imaginar em uma tribo que está passando do nomadismo para o sedentarismo, e nesse processo estão se aproximando de um grande rio no Oriente Médio.
“A ideia das atividades é desenvolver competências gerais como o Pensamento crítico, criativo e cientifico nos alunos, já que o processo de imaginação e reflexão acaba favorecendo que os alunos construam saberes importantes da História. Além disso, a competência da cultura digital é bem desenvolvida neste processo, já que a noção de protagonismo com as ferramentas digitais norteia boa parte do trabalho”, diz Rattes.
mestrado em história
LIVRO NOVO DO HISTORIADOR BRUNO LEAL (UnB e CH)
Quero fazer mestrado em história
leia no celular.
leia no computador.
leia no tablet.
leia no kindle.
clique aqui.
Fiz o teste. O professor está de parabéns.
Além de ensinar História, esse tipo de atitude nos leva a uma reflexão sobre a criatividade e a tecnologia a serviço da educação.
O encontro desses dois itens podem – e devem – transformar a educação dentro da sala de aula e despertar o interesse dos estudantes, tão essencial para que o nível de aprendizagem seja maior e melhor.
Meus cumprimentos.
Meu neto de 12 anos que está na 7° série, gostou demais!!! Parabéns professor, muito bom, interativo e criativo.
Parabéns!!!! Muito legal!!!
Um excelente trabalho esta de parabéns
Muito obrigado pelas palavras!
Respondi o teste. Bem elaborafo. Muito bom. Parabéns!
Parece muito atual porque o dito presidebte quer ser um rei absolutis ta
Muito obrigado pelas palavras!
Tiago, vai dar continuidade ao jogo?
TIAGO VC PODERIA NOS FORNECER?
Parabéns Professor, achei sensacional!
Parabéns professor Thiago, seja pra criatividade no uso de uma ferramenta simples do formulário, seja por toda contextualização, e por colocar ideia em prática
Eu também fiz algo semelhante pelo Google Forms, chamado Escape Cave, baseado no Mito da Caverna
Que legal, Gisele! Parabéns!
Se puder compartilha o link aqui!
Precisamos dar visibilidade a esse tipo de trabalho.
Adorava ter acesso!Sou Professora de Filosofia em Portugal. Obrigada!
Gostaria de ter acesso ao formulário. Sou professora de Biologia mas amo gameficação
Gostaria de ter acesso. Pode ser? [email protected]
Será que o jogo tem continuação? Queria mesmo que meus alunos jogassem
Parabéns ao professor pela iniciativa de introdução da gamificação com seus alunos! Muito bom!
Excelente, não apenas pela interação e conteúdo, e essencial nesse momento de distanciamento, quando os estudos estão sendo orientados à distância, mas pela reflexão que conduz em cada etapa do jogo. Parabéns colega!
Parabéns, professor! Excelente ferramenta de estudo e diversão ao mesmo tempo.
Minha filha tem a sorte de ser aluna dele. Ela adorou a atividade. Parabéns pela inovação.
E eu tenho sorte de ser professor dela. Aliás, sempre participativa nas minhas aulas! Abraços!
Meu aluno chegou aqui comentando sobre esse jogo. Tenho um espaço pedagógico especializado chamado DESENVOLVENDO SABERES. Atendo individualmente cada criança. E como a aula era história é o assunto era exatamente esse Monarquia, Clero, Feudadalismo e capitalismo. Resolvi da uma olhada!
O jogo é ótimo! Parabéns! Tb tenho um projeto assim para a aprendizagem de matemática!
Parabéns, que legal!
Quero jogar, onde está bem link?
Logo no começo da matéria.
Muito bacana, Professor! Parabéns pela iniciativa! Gostaria de convida-lo para conhecer meu canal no YouTube e especialmente hj, às 9h, tem um vídeo sobre gamificação. Há outros tb no canal. Deixo aqui um link-convite. https://youtu.be/M5gr3sDt63E
Acessando já! 🙂
Bom dia professor. Excelente instrumento usado e ideia majestosa.
Sou professor da SEE-DF e gostaria que me ensinasse a fazer essa transição das resposta, ou seja, clicando em uma opção corresponde a resposta correspondente.
Aguardo valiosa resposta,
José, acabei de postar no meu canal no YouTube um video tutorial. Pesquise por Tiago Rattes que vai encontrar meu canal. Abraços
Vou olhar…
Gostaria também de saber como faz… pra editar o formulário …. e ele ir para outra página assim….
Olá, curiosamente fiz algo parecido em língua inglesa. A partir de vídeos do YouTube, recortes de jornal americano e páginas de sites diversos,criei atividades para os alunos responderem com base nesses videos.
Fiz 7 atividades diferentes usando esse formulário é a partir dessa ideia vou tentar desenvolver algo parecido com o que ele fez. Muito legal.
Que legal! Compartilha o link aqui nos comentários! Parabéns!
Muito legal. Gostaria de saber se o professor vai divulgar o estudo das respostas posteriormente e se vai lançar outras edições do jogo. Obrigada.
É uma ideia, Marina. Pretendo comparar o desempenho dos alunos antes e depois do uso da estratégia.
MUITO BOM PROF
Professor, achei genial. Especialmente o conceito de que não há “certo e errado”, mas sim, “ação e reação”. Isso combate o maniqueísmo, muito bom mesmo. Peço a sua vênia para tentar algo parecido com as minhas turmas!
Fique a vontade, Leonardo. Obrigado pelo retorno!
Parabéns!!!
Parabéns Tiago, representando nossa Ju9z de Fora e a UFJF!!!!
Sensacional! Amei e já fui experimentar! Acabei de criar o meu, mas estou com uma dificuldade: a de tirar o botão “voltar” para que o jogador só possa seguir em frente e não mudar as respostas. Alguém sabe?
Dica: no site https://www.efuturo.com.br pode-se construir material pedagógico de qualidade grátis em formato de jogos educativos, sem precisar programar. Hoje é o site mais acessado do Brasil nesse modelo de EAD.
Muito bom!!! Obrigada por compartilhar
Que forma ímpar de levar conhecimento de história agregado a valores de pensamento que cada um tem o seu e precisa saber lhe dar com ele e suas consequências. PARABÉNS para vc professor que se dedicou de forma a qualificar o ato tecnológico!!!
Parabéns muito legal!
Interessante a idéia, eu ja utilizava a ferramenta para atividades e avaliação, porém nunca havia pensado como jogo. Esta iniciativa me inspirou a criar um Game sobre a Covid-19.
ACESSE O GAME:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7DRTd2UIjUpDDfT-hToeoeBl9DBHMjjQvUpej4I-wjibrJw/viewform
Que legal!
Parabéns, professor Tiago, achei o formulário sensacional.
Gostaria de saber a possibilidade de disponibilizar o formulário para aplicação junto a outras turmas, o que também auxiliaria na divulgação de seu trabalho.
Parabéns
Adorei o jogo, super criativo! O de Sociedades Fluviais para o 6º ano já ficou pronto? Ansiosa para vê-lo, também! 🙂
Parabéns pelo trabalho, professor! Acredito que seus alunos amaram a atividade.
Super criativo a ideia do professor na criação do teste.
Parabéns!gostei muito. gostaria de usar também com meus alunos do 7ano.
Adorei a ideia…
Parabéns!!!!
TOP a ideia, criatividade foi lá no céu. hahaha
DESENVOLVER OS ESTUDOS DENTRO DA NOVA TECNOLOGIA MUNDIAL.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO APRENDIZAGEM DO ALUNO E TAMBÉM PARA AGILIZAR O TRABALHO DO PROFESSOR.
PODER ABSOLUTO .
Parabéns professor! aprender a utilizar como ferramenta de ensino as novas tecnologias, aponta novos caminhos para um trabalho criativo e que estimula o aprendizado do aluno.
Parabéns professor! Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora.
Quanta criatividade! Com certeza seus alunos amaram. Aprendizagem, conhecimento em uma proposta inovadora. Parabéns!
Parabéns pela criatividade, isso é um grande incentivo aos nossos alunos.
Parabéns, isso é um grande incentivo aos nossos alunos.
Muito Interessante como faço para ter acesso ao jogo? Parabéns por inovar e por sua criatividade. Vejo que tenho muito que aprender.
Olá caro colega, também sou professor de História. Gostaria de saber se posso utilizar o jogo com as minhas turmas? Abraços
MUITO LEGAL!
O jogo realmente funciona e dá pra ficar umas boas horas aprendendo enquanto se diverte.
Parabéns ao Tiago!
Parabéns Tiago, respondi a algumas perguntas. É bem legal e didático. Grande abraço. Mauro.
Eita que basta alguem fazer algo inovador pros espertos logo querer tirar vantagem!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não dê não professor! Cérebro e orelha cada um tem o seu – Se funciona ou não é problema de cada um.
Oxeee
As pessoas podem se ajudar. E a “vantagem” é ensinar mais estudantes e no futuro ter um mundo melhor
Parabéns pela excelente idéia, compartilhei!
Professor, parabéns pela criatividade! “Joguei” e achei muito interessante.
Os meninos adoram essa gameficação e aprendem com maior facilidade.
Muito bom, amigo! Sua iniciativa encheu minha cabeça de possibilidades. Obrigada por compartilhar experiências.
Parabéns! Colega. Deus lhe dê sempre sabedoria.
Parabéns colega Historiador ! Colega. Deus lhe dê sempre sabedoria.
Vc não tem um word com as “fases” e imagens para copiarmos?
Olá sou professor de Geografia e História da Escola Parque Jardim Helena, gostaria de uma cópia para aplicar com meus alunos, ver os resultados seria possível?
Fiquei fã desse cara. O tratamento gráfico, a linguagem é super bacana tornando a imersão em assuntos outros algo mais facilitado. Parabéns pelo trabalho, bastante inspirador!
Boa noite professor Tiago, muito contente por ter encontrado o seu jogo. Estou neste momento a tentar desenvolver um jogo com adolescentes que teste relações de autoridade e obediência.
Quem sabe podíamos falar um pouco.
Sou professora e encenadora e estou a preparar um Espectáculo sobre estas temáticas, que será também um jogo:)
obrigada
Parabéns professor!
Achei belíssimo seu trabalho e sua ideia.
Sou professora de matemática, e 6 de maio é o Dia Nacional da Matemática. Gostei tanto que fiz um para a História da Matemática.
Agradecida!!
Adorei. Grande exemplo de ludificação. Um dos melhores exemplos, se não o melhor, para o uso do Google Forms para treinamentos. Parabéns