Petição pública quer derrubar veto presidencial a projeto que regulamenta a profissão de historiador

28 de abril de 2020
13

Iniciativa é da Federação do Movimento Estudantil de História e conta com apoio de diversas entidades, como a Associação Nacional de História. 

Bruno Leal | Agência Café História

A Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH) criou uma petição pública online que visa derrubar o veto presidencial ao projeto de lei SCD 3/2015, substitutivo ao PL 368/2009, do Senador Paulo Paim (PT-RS), que regulamenta a profissão de Historiador.

Até o momento mais de 13 mil pessoas assinaram o documento, que conta com o apoio de diversas organizações representativas no campo da história, caso da Associação Nacional de História, a Anpuh. Clique aqui para ver a petição. 

Veto presidencial 

Conforme noticiado ontem pelo Café História, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o PL que pretendia regulamentar a profissão de historiador. De acordo com a Agência Senado, o poder executivo seguiu recomendações do Ministério da Economia e a Advocacia-Geral da União, que acreditam que o projeto, ao disciplinar a profissão de historiador com a imposição de requisitos e condicionantes, restringe “o livre exercício profissional” e fere o princípio constitucional que determina ser livre “a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. 

O argumento utilizado pelo Planalto para o veto, contudo, não condiz com o texto do projeto de lei, aprovado por unanimidade pelo Sanado Federal em fevereiro deste ano. 

De acordo com o substitutivo (SCD 3/2015), poderá exercer a atividade de historiador quem tem diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em História; diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com linha de pesquisa dedicada à história; e profissionais diplomados em outras áreas que comprovarem ter exercido a profissão de historiador por mais de cinco anos a contar da data da promulgação da futura lei.

Como citar esta notícia

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Petição pública quer derrubar veto presidencial a projeto que regulamenta a profissão de historiador (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/peticao-publica-quer-derrubar-veto-presidencial. Publicado em: 28 abr. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

13 Comments Deixe um comentário

  1. Lógico que ele quer vetar,o interesse dele é comprar alguém que construa uma narrativa mentirosa sobre ele disso daí”que ele diz e faz,não quer ser mostrado como o ser repugnante e imbecil,racista,homofobico,indecente.Gostaria de assinar

  2. Na condição de historiador, tenho imensa esperança que o Congresso Nacional derrube esse veto presidencial que nos impede exercer a nossa tão honrosa profissão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss