Palmares e Zumbi no Podcast “História FM”

19 de novembro de 2019
1

De acordo com professor de história, é preciso destacar o esforço em se recuperar a história de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, mas que por muito tempo foram deixadas de lado.  

Agência Café História

Nesta segunda-feira foi lançado o episodio 15 do podcast História FM, “Palmares e Zumbi: História, controvérsia e revisionismo”, com a participação de Felipe Aguiar Damasceno, professor da rede publica de Maricá-RJ. O “História FM” é produzido pelo historiador Icles Rodrigues, nosso parceiro do canal “Leitura ObrigaHistória”.

O novo episódio discute a escassez de fontes sobre Palmares, a sua natureza, as dificuldades enfrentadas por quem se debruça sobre elas, e também sobre como essa história veio sendo apropriada por grupos diversos com o passar dos anos, desde grupos conservadores ao movimento negro.

Segundo Damasceno, “eu, como pesquisador, vejo com bons olhos essa tentativa dos movimentos sociais de tentar pressionar por pesquisas e por uma história que fale sobre as outras histórias. Por um bom tempo essas histórias foram deixadas de lado. Essas histórias de homens e mulheres negros que existiram no Brasil, por muito tempo foi deixada de lado, e só muito recentemente isso tem voltado”.

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Palmares e Zumbi no Podcast “História FM” 1

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer 

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: ouça no Google Podcasts

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

1 Comment Deixe um comentário

  1. Há muito que se faz mister revisar a História de TODOS os países e rever as histórias que foram olvidadas ou mal-narradas. Espero tão-somente que as figuras indígenas e as mulheres tampouco caiam no esquecimento, em detrimento das figuras dos homens negros.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Don't Miss