Antropologia é tema de novo episódio do História FM

25 de dezembro de 2019

Se você perguntar a um leigo “o que é História”, as respostas podem variar de “as coisas que aconteceram” a “um estudo do passado”, entre outras. Equivocada ou não, o grande público tem alguma noção aproximada do que seria essa área. Mas o mesmo acontece com a Antropologia?

Agência Café História

Uma área de extrema importância nas ciências humanas e com grande intersecção com a História, tanto por parte de historiadores como Carlo Ginzburg e Keith Thomas quanto de antropólogos como Marshall Sahlins e Jack Goody, a Antropologia ainda busca ser compreendida pelo grande público, e o mais recente episódio do podcast História FM, do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, dá sua contribuição.

Antropologia

Neste episódio, o primeiro dedicado ao tema entre outros que virão, Icles Rodrigues convidou as antropólogas Mariane Pisani e Ana Letícia de Fiori, professoras na Universidade Federal de Tocantins e Universidade Federal do Acre, respectivamente, para falar sobre a Antropologia clássica, desde seus primórdios em meados de início da era contemporânea, passando por algumas das principais correntes até a Escola de Manchester. Além de explicar do que se trata a disciplina, as professoras discutem muito do que a disciplina já fez em termos de autocrítica sobre suas bases, que ao mesmo tempo que buscavam conhecer o “Outro”, traziam uma enorme carga de alteridade.

Você também pode escutar o episódio em outros lugares:

Spotify: http://bit.ly/HFMspotify

Apple: http://bit.ly/HFMapple

Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer 

Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox

Pocket casts: https://pca.st/86lb

Google Podcasts: ouça no Google Podcasts

Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Don't Miss