“Pitágoras de Samos” está sendo realizado com recursos Lei da Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. A produção está em estado avançado. O libreto (texto a partir do qual são compostas óperas) já está pronto, a música já foi produzida e o material impresso foi distribuído aos cantores, ao coro e aos músicos. Agora começam os ensaios de forma individual. Assim que a pandemia permitir os produtores irão gravar o áudio no palco, com todas as precauções possíveis.
O resultado final será um DVD com imagens ilustrativas feita pelo artista João Guilherme Bufeti, editadas pela Carabina Filmes (Carlos Canela) e que será disponibilizado gratuitamente em canal YouTube. O material também será usado ainda como material paradidático em escolas públicas e privadas. Trata-se do primeiro teatro musical do mundo escrito, produzido e disponibilizado na Internet tendo como tema Pitágoras.
“Por ser uma obra inédita e contemporânea, tem-se o privilégio da presença do autor nos ensaios. Algo incomum no mundo operístico. Desta forma, serão feitas oficinas para o alinhamento dos músicos participantes com a obra, sob orientações do maestro André Brant e do próprio Andersen Viana”, destaca o produtor Lucas Teles, diretor da Cia Mineira de Ópera.
A ideia de produzir o teatro musicado “Pitágoras de Samos” nasceu de Andersen Viana, autor e responsável pela música e textos do espetáculo, depois de uma conversa com o regente do espetáculo, André Brant em 2019. “A intenção é mostrar todas as faces de Pitágoras. A figura do filósofo é muito lembrada pelo teorema de Pitágoras, estudado nas escolas, mas poucas pessoas conhecem a história dele em profundidade”, diz Andersen, que se dedicou a pesquisas sobre o sábio grego durante um ano.
A expectativa dos produtores é que o projeto crie 29 novas oportunidades de trabalho remunerado temporário na área artística e cultural em Belo Horizonte, que sofre com a crise imposta pela pandemia do coronavírus.
Quem foi Pitágoras
Nascido em 570 anos a.C, Pitágoras fundou a Escola Pitagórica, da filosofia pré-socrática. A academia, que unia matemática, filosofia, astronomia e música, tinha como discípulos naquela época não só homens, mas também mulheres. Há várias versões para a causa da morte do filósofo, uma delas seria suicídio em razão da perseguição política e inveja que sofria da elite na época. “Há muitas lendas e mitos em relação à história de Pitágoras, uma vez que ela só foi resgatada 200 anos após sua morte”, conta Andersen, lembrando que o drama musical retrata ainda questões como corrupção da alma humana, suborno, assassinatos, genocídio, presentes na sociedade contemporânea. O drama musical, com duração de 90 minutos, resgata ainda um amor – difícil de se realizar – entre Myia, filha de Pitágoras, e Apolônio, discípulo do mestre Jônio.
Serviço
Compõem o projeto: Compositor (música e textos): Andersen Viana; Regente: André Brant; Direção de artes visuais: Regina Mello; Produtor da Companhia Mineira de Ópera: Lucas Teles; Produtor Administrativo: Francisco Caram (Grupo Neoplan)
Elenco: Wagner Soares (tenor): Pitágoras; Fabiola Protzner (soprano): Myia; Pedro Viana (barítono): Apolônio; André Fernando (baixo): Cílon; Ernane Dias (barítono):Soldado; Talita Olivetti: piano; Rafael Matos: percussão; Camila Correa: Soprano
Com informações da assessoria de imprensa.
Excelente Prof. Bruno! Parabéns pela matéria está muito instrutiva. Assim que estiver pronta você receberá um exemplar. Abraços fraternos. Andersen
Obrigado, Andersen. Sucesso!
Que maravilha para educação! PARABÉNS pelo amor.e sensibilodade.
Alguém, por favor, me avise quando este material estiver disponível????