“Nossa Luta: a perseguição dos negros durante o Holocausto” é uma produção do Museu do Holocausto de Curitiba.
Bruno Leal | Agência Café História
Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, o Museu do Holocausto de Curitiba acaba de lançar “Nossa Luta: a perseguição dos negros durante o Holocausto”, um material educativo sobre a perseguição nazistas de afro-germânicos, com um panorama histórico e biografias da vítima da Shoah. O material, que aborda um tema ainda pouco conhecido pela historiografia, vai agradar principalmente professores do Ensino Médio. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.
O projeto inédito foi desenvolvido em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e com o Centro Cultural Humanita. Ele reforça a necessidade de se olhar a Shoá (Holocausto) como um evento histórico universal (e não particular-judaico), dialogando com a sociedade e transmitindo lições baseada em valores. De acordo com Carlos Reiss, coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba, “este trabalho possibilita que estas histórias jamais sejam esquecidas”.
O livro é divido em diversos capítulos, todos didáticos, curtos e muito informativos. Ele começa com a história do Império Colonial alemão e chega até a situação dos negros na Alemanha Nazista, passando por textos que esquadrinham as teorias raciais, ações genocidas na África, como aquela da dos povos hereros e namaquas, na atual Namíbia, a vida de afro-germânicos na República de Weimar e as implicações de tais acontecimentos para o debate sobre os direitos humanos. Destaque também para curtas biografias de afro-germânicos que sobreviveram a perseguição nazista.
Como citar essa notícia
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Museu publica livro educativo digital e gratuito sobre a perseguição dos negros durante o Holocausto. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/negros-durante-holocausto/. Publicado em: 17 nov. 2017. Acesso: [informar data].
Não estaria errado o “enunciado “Perseguição dos negros”ou perseguição aos negros?
Com certeza, Marcelo. Existe uma ambiguidade. Mas usar “aos” é realmente mais claro. Obrigado pelo toque!
Concordo com a correção indicada por Marcelo Pires, e acrescento a urgente nercessidade de se escreverem artigos sobre a perseguição aos rom – incorretamente ditos “ciganos” – homossexuais e objetores de consciência durante este triste período de nossa história.