O historiador, escritor e cientista político José Murilo de Carvalho, membro desde 2004 da Academia Brasileira de Letras, faleceu na madrugada deste domingo, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada esta manhã nas redes sociais por amigos do historiador, como Lúcia Bastos, professora da UERJ. O escritor Marco Lucchesi, presidente da Biblioteca Nacional, confirmou a notícia e fez uma homenagem ao historiador em sua conta no Twitter.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, de “O Globo”, Carvalho estava internado no Hospital Samaritano em consequência de ter contraído Covid-19.
José Murilo de Carvalho era professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor pela Universidade de Stanford, onde defendeu tese sobre o Império Brasileiro. Lecionou também na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor e pesquisador visitante nas universidades de Oxford, Leiden, Stanford, California (Irvine), Londres, Notre Dame, no Instituto de Estudos Avançados de Princeton e na Fundação Ortega y Gasset, em Madri.
Publicou e organizou 19 livros e mais de cem artigos em revistas. É autor de livros considerados marcos da historiografia brasileira, como ‘A formação das almas: O imaginário da República no Brasil”, “A construção da ordem e Teatro das sombras” e “Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi”. Sua última grande entrevista foi dada ao jornal O Globo, ano passado.