Ícone do site Café História

Morre aos 94 anos o historiador francês Emmanuel Le Roy Ladurie

Morre aos 94 anos o historiador francês Emmanuel Le Roy Ladurie 2

Emmanuel Le Roy Ladurie. historiador francês nascido em 1929. Foto: CLAUDE TRUONG-NGOC/WIKIMEDIA COMMONS.

O historiador francês Emmanuel Le Roy Ladurie, um dos expoentes do “Movimento dos Annales”, morreu na quarta-feira, 22 de novembro de 2023, aos 94 anos, informou a sua família nesta quinta-feira, sem revelar a causa da morte. Ele é autor de obras como “Os Camponeses do Languedoc” e “Montaillou”, e foi um dos principais representantes da corrente historiográfica que privilegiava a história social e cultural.

Nascido em 1929 em Les Moutiers-en-Cinglais, na Baixa Normandia, Le Roy Ladurie foi aluno de Fernand Braudel e, como ele, membro líder da corrente historiográfica que se opunha à história tradicional, baseada em uma crença de que a história só poderia ser escrita a partir da política e com documentos oficiais. O historiador defendia o desenvolvimento legítimo de uma história social e cultural, atenta aos fenômenos de longa duração e às estruturas econômicas, demográficas e mentais.

Le Roy Ladurie publicou obras que se tornaram clássicos da historiografia, como “Os Camponeses do Languedoc” (1966), “Le Territoire de l’Historien” (1973) e “Montaillou” (1975), esta última uma reconstrução minuciosa da vida cotidiana de uma aldeia medieval a partir dos registros da Inquisição.

Le Roy Ladurie trabalhou ainda com história ambiental, foi protagonista da Nova História, dos anos 1970 e 1980, e manteve diálogo com amplas audiências, falando sobre história por meio de jornais e revistas, participando de programas de rádio e televisão e colaborando com instituições culturais. Foi professor do Collège de France e da École des hautes études en sciences sociales, e ocupou cargos de direção na Biblioteca Nacional da França e no Museu do Louvre.

***

Sair da versão mobile