Ícone do site Café História

Livros de História não aparecem em listas dos mais vendidos de 2024

Uma jovem deitada no chão de madeira branca, lendo um livro de capa laranja que cobre parcialmente seu rosto. Ela está vestindo um vestido jeans e uma blusa branca com detalhes sutis. Ao lado dela, há três livros espalhados: um aberto com páginas amareladas e dois fechados, um verde e outro vermelho. A cena transmite uma atmosfera tranquila e descontraída, com um foco na leitura e no prazer da literatura.

Lista dos mais vendidos não tem livro de história. Foto: Canva.

Eles raramente foram as estrelas das listas de livros mais vendidos do ano, mas sempre garantiram uma ou duas posições. Em 2024, no entanto, eles, os livros de História, ficaram totalmente de fora das principais listas brasileiras, o que deve ligar um sinal de alerta para aqueles que trabalham com divulgação científica e história pública, afinal de contas, os livros de história e a leitura continuam sendo um meio importantíssimo de conexão com audiências não-especializadas.

Há alguns dias, o portal referência no mercado livreiro, o Publish News, publicou a sua “Lista de Mais Vendidos Geral de 2024”. Ela tem 20 livros e é dominada por livros religiosos, de autoajuda e de enriquecimento financeiro – ou uma mistura desses três gêneros.

O novo fenômeno Gospel do Brasil, “Café com Deus Pai – 2024”, de Junior Rotirola Vélos, é o número 1 da lista, com 185 mil cópias vendidas, muito à frente do segundo colocado, “Novena e festa da Padroeira do Brasil – 2024”, de Missionários Redentoristas Santuário, com 75 mil cópias vendidas.

Não há livros de História (não-ficção, escrito ou não por historiador) nesta lista. Também não há livros de sociologia, filosofia, antropologia ou qualquer ciência humana, ou exata. Essa categoria de não ficção não está representada. Na literatura, destacam-se os ótimos “Tudo é rio”, de Carla Madeira” e a “Biblioteca da Meia-Noite”, de Matt Haig. Confira a lista complexa:

1. Café com Deus Pai – 2024 – Junior Rostirola

2. Novena e festa da Padroeira do Brasil – 2024 – Missionários Redentoristas

3. É assim que acaba – Colleen Hoover

4. O poder da autorresponsabilidade – Paulo Vieira

5. Café com Deus Pai 2025 – Junior Rostirola

6. Elo Monsters Books: Flow Pack – Enaldinho

7. Mais esperto que o diabo – Napoleon Hill

8. É assim que começa – Colleen Hoover

9. A biblioteca da meia-noite – Matt Haig

10. A filha dos rios – Ilko Minev

11. As 48 leis do poder (capa dura) – Robert Greene

12. Tudo é rio – Carla Madeira

13. Hábitos atômicos – James Clear

14. Verity – Colleen Hoover

15. A psicologia financeira – Morgan Housel

16. Nunca jogue uma ideia fora – Sauana Alves

17. Princípios milenares – Tiago Brunet

18. O diário de uma princesa desastrada – Maidy Lacerda

19. Os segredos da mente milionária – T. Harv Eker

20. Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

O Publish News é um portal de notícias e informações sobre a indústria do livro, criado em 2001 por Carlo Carrenho. O site é uma referência para livreiros brasileiros e é conhecido por publicar uma lista de mais vendidos considerada confiável pelas editoras. Sua lista monitora 39 livrarias.

Outra ótima opção na lista dos mais vendidos é “A filha dos rios”, de Ilko Minev. É a única opção que, dependendo do critério, poderíamos incluir dentre livros de história. Com o intuito de homenagear os habitantes da região amazônica e de preservar a história local, A filha dos rios descreve com detalhes a paisagem do mundo onde moram portugueses, italianos, espanhóis, árabes e judeus que desbravaram aquele território imenso desde o primeiro ciclo da borracha.
A obra se passa na segunda metade do século XX, e acompanhamos Maria, uma jovem de 16 anos e olhos verdes que se vê levada de Igarapó Mirim por Adriano, a pedido de sua mãe, Eulalia. Clique aqui para conferir.

O ranking de livros mais vendidos do Publish News é elaborado a partir da soma simples das vendas de todas as livrarias consultadas. O portal monitora, ao todo, 39 grades livrarias. É possível encontrar alguns livros de história quando olhamos para as listas mensais do portal. Neste caso, Ainda estou aqui“, de Rubens Paiva, é o grande destaque,

Lista da Amazon: nada de livros de história

A Amazon Brasil também divulgou a lista dos livros mais vendidos na plataforma em 2024. E por lá o resultado foi muito parecido. No topo do ranking está novamente “Café com Deus Pai 2024: Porções Diárias de Paz”, do pastor Junior Rastiola, e não há livros de história presente. A lista da Amazon tem 25 livros.

  1. Café com Deus Pai 2024 – Júnior Rostirola

2. A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig

3. É Assim que Acaba: 1 – Colleen Hoover

4. É Assim que Começa – Colleen Hoover

5. O Homem mais rico da Babilônia – George Clason

6. Tudo é Rio – Carla Madeira

7. A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade – Morgan Housel

8. Verity – Colleen Hoover

9. Perigoso! – Tim Warnes

10. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

11. Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus – James Clear

12. Os Segredos da Mente Milionária: Aprenda a Enriquecer Mudando Seus Conceitos Sobre o Dinheiro e Adotando os Hábitos das Pessoas Bem-sucedidas – T. Harv Eker

13. O Livro que Você Gostaria que Seus Pais Tivessem Lido – e seus filhos ficarão gratos por você ler – Philippa Perry

14. Nada Pode me Ferir – David Goggins

15. Forte: Devocionais Para uma Vida Poderosa e Apaixonada – Lisa Bevere

16. A Empregada: Bem-vinda à Família – Freida McFadden

17. O Pequeno Príncipe – Edição de Luxo Almofadada – Antoine de Saint-Exupéry

18. O Deus que Destrói Sonhos – Rodrigo Bibo

19. A Paciente Silenciosa – Alex Michaelides

20. A Hora da Estrela – Clarice Lispector

21. Mais Esperto que o Diabo: O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso – Napoleon Hill

22. A Coragem de ser Imperfeito: Como Aceitar a Própria Vulnerabilidade, Vencer a Vergonha e Ousar ser Quem Você é – Brené Brown

23. Imperfeitos – Christina Lauren

24. Essencialismo: A disciplinada busca por menos – Greg McKeown

25. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid

A lista dos livros mais vendidos da Amazon reflete uma clara predominância de obras voltadas ao autodesenvolvimento, espiritualidade e ficção popular, evidenciando tendências consolidadas no mercado editorial contemporâneo. Livros como Hábitos Atômicos, Os Segredos da Mente Milionária e Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas reafirmam o interesse contínuo por temas de produtividade, finanças e habilidades interpessoais. Em outros anos, os livros de história estiveram representados, com Laurentino Gomes puxando o trem.

Já títulos como Café com Deus Pai 2024 e Forte: Devocionais Para uma Vida Poderosa e Apaixonada mostram a relevância de publicações que combinam espiritualidade e motivação, especialmente em um contexto de busca por equilíbrio emocional e propósito. A popularidade de Colleen Hoover, com três obras na lista, destaca o apelo de romances que miram grandes audiências, especialmente leitores jovens. No quesito livros de história, talvez apenas “A filha dos rios”, a depender do critério, poderia ser a representando do gênero.

Quer saber mais sobre livros de história? Nós fizemos uma lista com os livros de história que historiadores e historiadoras brasileiros mais gostaram de ler em 2024. Clique aqui para conferir esta lista.

Sair da versão mobile