A Amazon Brasil e o Grupo Editorial Record anunciaram na última segunda-feira, em cerimônia realizada no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo, a obra vencedora da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura: Ébano sobre os canaviais, por Adriana Vieira Lomar.
A autora vai receber um prêmio de R$ 40.000 em dinheiro e R$ 10.000 de adiantamento de direitos autorais do contrato da versão impressa do livro, que será publicado pelo selo José Olympio, do Grupo Editorial Record.
O Prêmio Kindle é dado anualmente a autores auto-publicados pelo sistema Kindle Direct Publishing (KDP) da Amzon Brasil – os autores publicam as suas obras em formato digital (e-book) diretamente na Amazon, por conta própria, e possuem controle total do número de exemplares vendidos e lidos.
Os finalistas foram avaliados em critérios como criatividade, originalidade, qualidade de escrita e viabilidade comercial, passando por um júri especial composto pela escritora e vencedora do Prêmio Casa de las Américas, Ana Maria Gonçalves; o escritor, doutor em Teoria Literária e vencedor do Prêmio Jabuti, Jeferson Tenório; e a filósofa, escritora e ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro, Sueli Carneiro.
O livro vencedor
Em Ébano sobre os canaviais, Adriana Vieira Lomar remonta ao final do século XIX, quando José foge da peste em Portugal, e no Brasil se apaixona pela Ébano, alforriada e filha da escravizada Shakina. Apesar de ser livre, a sociedade recrimina a união do casal, e Ébano renuncia à maternidade do filho Zeca. Quase dois séculos depois, Maria Antonieta, uma personagem racista e com complexo de superioridade com relação aos seus antepassados, trilha uma jornada de autoconhecimento após se separar do marido e, assim, descobre sua verdadeira origem e coloca em xeque os seus preconceitos e comportamentos.
“Três histórias em uma. Vidas que se entrelaçam desde o tempo da escravidão e imigrantes portugueses. A difícil vida de negros que são escravizados, a dura realidade de imigrantes portugueses que chegam ao Brasil. Um texto detalhado, rico, uma história muito bem contada, desenhada, envolvente e que faz você sentir todos os dramas e angústias de seus personagens”, comentou a jurada Sueli Carneiro sobre o enredo da obra vencedora.
Já Jeferson Tenório, também membro do júri, analisou a técnica da narrativa empregada pela autora: “o livro carrega uma estrutura narrativa sofisticada e dinâmica, costurando tempos diversos e, desse modo, construindo um panorama do processo escravista no Brasil através da ficção. Traz também aspectos interessantes como a memória e a ancestralidade. Além disso, as personagens apresentam complexidade e profundidade necessárias, como no caso de José, Ébano e Maria Antonieta. A linguagem é bem construída e apresenta uma aparente simplicidade e lirismo, deixando o texto fluído e com qualidade linguística”.
Como adquirir o livro
O livro vencedor já está disponível na Loja Kindle para compra e para assinantes do Kindle Unlimited. Os eBooks Kindle podem ser comprados e lidos com e-readers Kindle, aplicativos Kindle gratuitos para tablets e smartphones Android e iOS, e computadores.
Com informações da Amazon Brasil