Recém-lançado pela Eduff, “Os vingadores do Novo Mundo: A história da Revolução Haitiana” é uma tradução de Henrique Antonio Ré do livro “Avengers of the new world: the story of the haitian revolution”, do professor Laurent Dubois, da Duke University. Na obra, o autor narra a epopeia dos negros em sua luta contra a escravidão racial na então colônia mais rica das Américas, Saint-Domingue, hoje Haiti, na passagem do século 18 para o 19.
Ao se rebelarem contra seus senhores, lutando com tropas da França, Grã-Bretanha, Espanha e encarando os soldados do maior gênio militar da época, Napoleão Bonaparte, os negros que protagonizaram a “Revolução Haitiana” enfrentaram as maiores questões do seu tempo: o cativeiro humano, o racismo, a exploração das colônias e a emancipação nacional. Nenhuma independência das Américas, desde a dos Estados Unidos até a do Brasil, chegou perto do seu radicalismo e do seu potencial de transformar as relações estruturais de poder do mundo contemporâneo.
Especialista no tema, Dubois apresenta a formação da economia de plantation na colônia, com suas contradições sociorraciais, suas diferenças geográficas e seus conflitos políticos. Entrelaça a Revolução Francesa com a Revolução Haitiana, mostrando que as duas se estimulam formando uma única saga. E descreve o drama que foi tentar reerguer a economia de uma colônia arrasada por massacres em massa, guerra civil contínua, destruição patrimonial, fuga de capitais, isolamento geopolítico, fome e epidemias. Um legado de pobreza e miséria que marca a história do Haiti até hoje.
Com informações da Eduff