Ícone do site Café História

Este projeto está discutindo e divulgando práticas e pesquisas em Ensino de História

Este projeto está discutindo e divulgando práticas e pesquisas em Ensino de História 1

Nem só de “lives” de sertanejos vive a internet em tempos de isolamento social. As professoras de história Vitória Azevedo da Fonseca (UFVJM) e Marcella Albaine Farias da Costa criaram um projeto no YouTube que pretende divulgar pesquisas e boas práticas em ensino de história através de transmissões ao vivo na internet (lives): o “Bate-papo sobre Ensino de História”.

O projeto foi lançado há algumas semanas e consiste em abrir a câmera e o microfone para convidados que tenham pesquisas e/ou atuação na área. As transmissões acontecem às terças e quintas, às 18:30 (horário de Brasília) através do canal (veja aqui) do Laboratório de Práticas de Ensino em História (LAPEHIS), do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde o projeto é baseado.

 –  O Projeto nos convida a pensar sobre diferentes temas, a partir de olhares e abordagens diversas. É uma defesa política nossa valorizar o fazer docente e o fazer pesquisa, ouvindo e aprendendo com estudantes e colegas da educação básica e da educação superior de igual para igual. Temos recebido mensagens de professores/as que se sentem representados/as, sobretudo por poderem interagir diretamente nos encontros, rompendo possíveis barreiras. O alcance da rede está sendo utilizado a favor do debate sobre o ensino de História, de forma crítica e humana, o que para mim é uma realização pessoal e profissional  –  disse Albaine ao Café História.

E por que ensino de história é tão importante, mesmo para aqueles que não são da área? Confira a resposta da professora Vitória Azevedo:

Sair da versão mobile