Ícone do site Café História

Reforma revela que lápides judaicas foram usadas para pavimentar calçadas em Praga

Descoberta confirma que regime comunista destruiu sinagogas e cemitérios judaicos para fazer material de construção.

Bruno Leal | Agência Café História 

Durante um bom tempo foi apenas um boato, mas o início de uma série de reformas públicas em Praga, na República Tcheca, agora confirmam: lápides judaicas oriundas de sinagogas e cemitérios foram realmente usadas pelo regime comunista nos anos 1980 para pavimentar calçadas no distrito turístico da cidade.

A descoberta foi feita no início de maio durante a primeira etapa de um amplo projeto de reforma urbana de Praga, que começou com a revitalização da praça Wenceslas, marco da cidade, cenário de alguns dos eventos históricos mais dramáticos do país e local frequente de protestos políticos.

Lápides judaicas se transformaram paralelepípedos em Praga. Foto: Comunidade judaica de Praga no Facebook.

De acordo com o correspondente do jornal inglês “The Guardian“ em Praga, Robert Tait, “o rabino Chaim Kočí, alto funcionário do rabinato de Praga, testemunhou trabalhadores desenterrando paralelepípedos cujas partes inferiores revelavam letras hebraicas, a estrela de Davi e datas falecidas. Outras pedras estavam em branco, mas tinham superfícies polidas que indicavam que também haviam sido retiradas de cemitérios.”

As pedras foram retiradas de cemitérios diferentes. Não é possível identificar os nomes dos mortos porque as lápides foram quebradas em pequenas partes para formar os paralelepípedos. Uma pessoa, por exemplo, conforme sublinha o jornal britânico, parece ter morrido em 1877, quando Praga fazia parte do império dos Habsburgos, enquanto outra faleceu nos anos 1970, durante auge do comunismo no país.

O regime comunista de Praga, iniciado em 1960 e que só terminou em 1989, foi marcado por uma forte aversão às comunidades religiosas do país, tanto as judaicas quanto as não-judaicas. Essa hostilidade deixou templos religiosos suscetíveis a saques e outros tipos de depredação, inclusive por parte do governo. 

Detalhes das antigas lápides judaicas. Foto: Comunidade judaica de Praga no Facebook.

František Bányai, presidente da comunidade judaica de Praga, disse ao “The Guardian“ que “mais sinagogas judaicas foram destruídas na atual República Tcheca durante os tempos comunistas do que sob os nazistas”. Ele também explica que “o anti-judaísmo era uma política oficial e que todos os comitês judaicos eram supervisionados e gerenciados pela polícia secreta. Ser judeu era negativo de qualquer ponto de vista – mas o mesmo também se dava para a igreja cristã.”

Memorial 

A comunidade judaica de Praga entrou em acordo com a prefeitura da cidade e todo o material passa agora a ser considerado propriedade da comunidade judaica local, que tem planos para construir um memorial no antigo cemitério judeu de Praga, no distrito de Žižkov, parte do qual foi profanado durante a era comunista para construir um parque público e, posteriormente, uma enorme torre de televisão .

Com informações do The Guardian e do site Expats

Como citar esta notícia 

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Reforma revela que lápides judaicas foram usadas para pavimentar calçadas em Praga (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/lapides-judaicas-usadas-nas-ruas-de-praga/. Publicado em: 1 mai. 2020. ISSN: 2674-5917. Acesso: [informar a data].

Sair da versão mobile