Inscrições abertas para curso online e gratuito de formação continuada sobre ditadura militar

O curso é oferecido pelo Laboratório de Estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA), do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
23 de fevereiro de 2021
Inscrições abertas para curso online e gratuito de formação continuada sobre ditadura militar 1
Grafite protesta contra o fechamento do restaurante estudantil Calabouço. Arquivo Nacional, Correio da Manhã, PH FOT 00229 453.

[Inscrições encerradas]

O curso “Debates recentes sobre a ditadura civil-militar brasileira em sala de aula” tem como objetivo proporcionar um espaço de análise e discussão de abordagens recentes da ditadura pela historiografia e fomentar práticas inovadoras de ensino sobre a temática, a partir da importância da educação em direitos humanos. Ele é coordenado pela historiadora Caroline Silveira Bauer e é oferecido pelo Laboratório de Estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA), do departamento de historia da UFRGS.

O curso acontece entre 31 de março a 2 de junho de 2021, totalizando 40 horas. Os encontros serão realizados de forma síncrona em três quintas-feiras, às 19 horas, nos dias 31/03, 05/05 e 02/06. O curso também terá  atividades assíncronas nas outras semanas. As aulas síncronas ocorrerão através da plataforma Google Meet, enquanto que as atividades assíncronas serão realizadas pela plataforma Moodle.  

As inscrições já estão abertas. Clique aqui para fazer a sua. O curso é voltado preferencialmente para professores de história do ensino básico. “Debates recentes sobre a ditadura civil-militar brasileira em sala de aula” é gratuito, mas a Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS cobra uma taxa de R$6,00 para quem deseja certificado, a ser paga posteriormente. As instruções para emissão serão disponibilizadas aos inscritos. 

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também