Historiadores são ótimos “profetas do passado”. Mas quando o negócio é falar sobre o futuro, as coisas quase sempre dão erradas. Um historiador norte-americano, no entanto, pode ser uma exceção: Allan Lichtman, conhecido por prever, corretamente, 9 das últimas 10 eleições presidenciais nos Estados Unidos. Esta semana, ele fez sua previsão para 2024. Segundo Lichtman, a atual vice-presidente Kamala Harris será a próxima ocupante da Casa Branca, derrotando o ex-presidente Donald Trump.
Em vídeo recente, Lichtman, que tem especialização em história americana moderna e métodos quantitativos em Harvard, disse que baseou sua previsão em treze chaves ou “questões gerais de verdadeiro ou falso que exploram a força e o desempenho do Partido da Casa Branca”.
Entre os fatores considerados pelo historiador estão o desempenho econômico, a ausência de escândalos e a presença de um candidato carismático. Segundo Lichtman, para 2024, oito dessas chaves favorecem Harris, enquanto apenas três favorecem Trump.
O historiador destacou que, embora a política externa possa ser um ponto de incerteza, mesmo que ambos os fatores de política externa se voltem contra Harris, isso não seria suficiente para garantir a vitória de Trump. Lichtman enfatizou a importância de os eleitores participarem do processo eleitoral para determinar o resultado.
Apesar das previsões de Lichtman, o cenário político ainda é incerto, com possíveis novos candidatos emergindo dos dois partidos. Com a proximidade das primárias e os desafios legais enfrentados por Trump, a corrida presidencial de 2024 promete ser uma das mais imprevisíveis e polarizadas da história recente dos EUA.
Com informações de The Palm Beach Post.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.