Era o dia 2 de janeiro quando o soldado ucraniano Oleksandr Shyrshyn publicou em seu perfil no Facebook uma foto inusitada: deitado em uma trincheira, Shyrshyn lê o livro “The Road to Unfreedom Russia, Europe, America”, do popular historiador norte-americano Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. A foto espalhou-se rapidamente pela web e o próprio Snyder a compartilhou. Na última sexta-feira, 24 de março, os dois se encontraram na Universidade Católica Ucraniana em Lviv e fizeram um registro fotográfico.
“Um encontro improvável, mas não acidental”, escreveu Shyrshyn na legenda da foto que postou dele e de Snyder. “Para um autor, a maior honra é o leitor”, escreveu Snyder em ucraniano.
Publicado em 2019, “The Road to Unfreedom: Russia, Europe, America” (em tradução livre, “O Caminho para a Não Liberdade: Rússia, Europa, América”) examina a ascensão do autoritarismo na Rússia, bem como os seus impactos nos Estados Unidos e Europa. Snyder argumenta que o uso da propaganda, desinformação e guerra híbrida pelo Kremlin desempenhou um papel significativo na formação do cenário político da Europa e dos Estados Unidos. Ele também explora os fundamentos filosóficos desse novo tipo de autoritarismo, que ele chama de “a política da eternidade”.
A foto entre os dois foi publicada no perfil do soldado ucraniano no Facebook. “Fiquei muito surpreso quando Timothy Snyder repostou minha foto e ela ganhou tanta força. É apenas uma foto, nada de especial. [Achei] que passaria uma semana e todos esqueceriam. Embora o livro seja realmente interessante”, diz Oleksandr.
No Brasil, Snyder é um nome bastante conhecido.No país, ele tem três livros publicados: “Sobre a tirania: Vinte lições do século XX para o presente” (Cia das Letras, 2017), “Na contramão da liberdade: A guinada autoritária nas democracias contemporâneas”(Cia das Letras, 2019) e “Terra negra: O Holocausto como história e advertência” (Cia das Letras, 2016). “O Caminho Para o fim da Liberdade: Rússia, Europa, América” foi traduzido para o português de Portugal, publicado pela Edições 70.
Com informações do portal Ukrainska Pravda.