Historiador britânico Richard Evans, especialista em nazismo, comenta filme “A Zona de Interesse” 1
Sir Richard Evans em uma palestra no Gresham College. Foto: James Franklin Gresham / Wikimedia.

Historiador britânico Richard Evans, especialista em nazismo, comenta filme “A Zona de Interesse”

Evans foi consultor do escritor Martin Amis, autor do livro que inspirou filme ganhador de vários prêmios internacionais. Em entrevista ao jornal britânico, o historiador diz o que achou da adaptação para o cinema, fala sobre novos projetos e detona Donald Trump: “ameaça real à democracia”.
6 de agosto de 2024

Em entrevista recente ao jornal britânico The Guardian, o historiador o Richard Evans, especialista em história da Alemanha nazista, comentou sobre o filme “A Zona de Interesse”, produzida e dirigida por Jonathan Glazer. O filme baseia-se no livro de mesmo nome escrito por Martin Amis e retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua família, durante o Holocausto.

“Eu vi o filme e ajudei Martin Amis com o livro original no qual ele foi baseado. Ele me pediu para lê-lo e eu encontrei uns 50 erros. Ele era um escritor maravilhoso, mas acho que a coisa toda é um pouco moralmente questionável, na verdade”.

Tim Adams, entrevistador do The Guardian, perguntou se as ressalvas de Evans tinham a ver com o afastamento que o filme tinha do fato histórico. Evans respondeu:

“Sim, e o filme realmente se afasta do livro de várias maneiras interessantes e significativas. Acho que há um problema no fato de que o filme retrata a figura central do comandante como uma pessoa que tem esse tipo de vida familiar burguesa feliz. A autobiografia de Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, sugere que isso estava longe de ser o caso. Mesmo assim, é um filme muito poderoso e instigante.”

Trump e pandemias na história

Além de suas reflexões sobre o filme, Evans disse aina na entrevista estar preocupado com a ascensão das extremas-direitas e afirmou que o ex-presidente Donald Trump e seus apoiadores são uma “ameaça real à democracia, em seu fanatismo e negação da verdade”. Ele também revelou estar trabalhando em um novo livro que aborda pandemias na história. “Bem, eu quero tentar um assunto mais alegre: estou planejando escrever um livro sobre pandemias. Já estou farto de nazistas”.

Para ler a entrevista completa, em inglês, clique aqui. Quer saber mais sobre “A Zona de Interesse “? O Café História tem duas críticas sobre o filme, uma do historiador Bruno Leal e outra do cineasta Alex-Levy-Heller.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss