Ícone do site Café História

Esquadrão antibomba é chamado para desarmar granada da Segunda Guerra Mundial na Inglaterra

Foto mostra policial inglês atrás de um portão.

Polícia foi chamada. Foto meramente ilustrativa. Foto: Phil Dolby, PxHere.

O site BBC News anunciou nesta sexta-feira que uma granada de mão da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em uma área residencial de St Just, na Cornualha, condado não metropolitano que fica no sudoeste de uma península da Inglaterra, e retirada com segurança por uma equipe especializada em explosivos, informou a polícia.

De acordo com a Polícia de Devon e Cornwall, o artefato foi localizado na Bosorne Road por volta das 13h20 (horário GMT) desta sexta-feira. Após a chegada da equipe de detecção de explosivos da Marinha Real, foi confirmado que se tratava de uma granada de mão do tipo “abacaxi”, utilizada durante a Segunda Guerra Mundial.

O dispositivo foi então transportado para Devonport, em Plymouth, onde foi descartado com segurança. As autoridades agradeceram à população por relatar rapidamente o achado às equipes de emergência.

O perímetro de segurança de 50 metros, estabelecido para garantir a proteção da área, já foi desfeito.

Sugestão de leitura

Em meados de 1950, a imprensa soltou uma bomba que chocou a opinião pública brasileira: o imigrante letão Herberts Cukurs, criador e proprietário dos pedalinhos da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal do Rio de Janeiro, havia cometido crimes de guerra durante a ocupação nazista da Letônia. Neste livro, que vai virar filme, o historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília e criador do Café História, investiga o chamado “Caso Cukurs”, desde a chegada de Cukurs no Brasil até a sua execução por agentes secretos do Mossad, de Israel. Livro disponível nas versões impressa e digital. Gosta de Segunda Guerra Mundial? Esse livro não vai deixar a desejar. Confira aqui. 

Sair da versão mobile