Exposição virtual mostra a história e a cultura dos irlandeses no Brasil

A exposição reúne documentos, fotografias, mapas e objetos que contam as histórias de imigrantes irlandeses e seus descendentes no Brasil, bem como de brasileiros que tiveram contato com a Irlanda.
29 de agosto de 2024
Exposição virtual mostra a história e a cultura dos irlandeses no Brasil 1
Mural do capítulo 3 de Ulysses (Proteu), por William Lacerda Reis Galdino e Luís Arthur Santos, alunos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 18 murais – um para cada capítulo do livro – foram escolhidos entre 200 inscritos de universidades.

A Biblioteca Nacional do Brasil lançou uma exposição virtual que mostra a história e a cultura dos irlandeses no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais. A exposição, intitulada “Irlandeses no Brasil”, é uma parceria com o Consulado Geral da Irlanda no Brasil e pode ser acessada gratuitamente pelo site da Biblioteca Nacional Digital.

A exposição reúne documentos, fotografias, mapas e objetos que contam as histórias de imigrantes irlandeses e seus descendentes no Brasil, bem como de brasileiros que tiveram contato com a Irlanda. Entre os destaques estão cartas de Roger Casement, cônsul britânico que denunciou os abusos contra os indígenas na Amazônia e se tornou um herói nacional irlandês; partituras de Pixinguinha, compositor brasileiro influenciado pela música irlandesa; e retratos de personalidades como o escritor Oscar Wilde e o líder revolucionário Padre Cícero.

A exposição também reconhece o significativo número de ficcionistas, poetas e dramaturgos irlandeses, cujas obras traduzidas têm grande repercussão no Brasil. Entre eles estão James Joyce, autor de Ulysses, considerado um dos maiores romances do século XX; Samuel Beckett, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1969; e W.B. Yeats, um dos fundadores do renascimento literário irlandês.

A exposição virtual “Irlandeses no Brasil” pode ser visitada aqui.

Exposição virtual mostra a história e a cultura dos irlandeses no Brasil 2

O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.

Café História

Perfil da redação do portal Café História. Temos interesse em pautas sobre literatura, historiografia, mercado editorial, cinema, artes e cultura. História é o nosso foco, mas todas as áreas do conhecimento das ciências humanas e sociais nos interessam. Entre em contato conosco através do [email protected].

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss