“No tempo em que Portugal ainda era uma das maiores potências europeias, e dona de várias colônias, inclusive o Brasil, D. Maria I se tornou a primeira rainha de Portugal e Algarves de 1777 até 1815, e posteriormente, Rainha do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves a partir de 1815 até sua morte, em 1816”, resume o texto de abertura da exposição virtual “D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente”, atualmente em cartaz no site da Biblioteca Nacional.
A exposição conta a curadoria da historiadora Mary del Priore, autora de inúmeros livros e artigos na área de História do Brasil Império. A vida de Maria I, injusta e machistamente apelidada em sua época de “a Louca”, é contada em 4 atos. Dentre os documentos usados na exposição, o visitante vai encontrar regimentos, despachos, cartas, narrações, pinturas, sentenças, súplicas e dezenas de outras fontes.
A época será o fio condutor para a apresentação de Portugal e Brasil na virada do século XVIII para o XIX, assim como sua relação com o mundo.