Estudos judaicos é destaque em canal no YouTube

17 de novembro de 2017
Instituto Brasil-Israel disponibiliza vídeos sobre antissemitismo, identidade judaica, sionismo e processos de paz, entre outros temas relativos à História Contemporânea.

Ana Paula Tavares | Agência Café História

A coleção de vídeos do canal do Instituto Brasil-Israel (IBI) no YouTube é composta em sua maioria por entrevistas e aulas presenciais gravadas. A variedade de temas vai da aula sobre os 70 anos da partilha da Palestina, com o historiador Michel Gherman, ao último discurso do ex-Primeiro Ministro de Israel Itzhak Rabin em 1995, pouco antes de ele ser assassinado, sobre as possibilidades de paz na região.

Entre os entrevistados estão James Green, professor de estudos latino-americano da Universidade de Brown (EUA), que fala sobre “Antissemitismo nas esquerdas no Brasil”, e o advogado Guilherme Aranha Coelho, bisneto do embaixador brasileiro Oswaldo Aranha. Segundo o canal, ele “contou um pouco a história da partilha que é, também, parte da história de sua família.” O embaixador conduziu a sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas de novembro de 1947 na qual se aprovou a divisão do território em dois Estados, Israel e Palestina.

Vale destacar as aulas de História das Relações entre Brasil e Israel, proferidas pelo professor Guilherme Casarões do Centro de Relações Internacionais da FGV. Confira a primeira parte abaixo.

O site do IBI também disponibiliza uma biblioteca de artigos em pdf sobre diversos temas, tais como “As minorias em Israel”, “Antissionismo e anti-semitismo” e “Novos conflitos – atualidades”. Clique aqui para conferir. Para conhecer a página da organização no Facebook, clique aqui.


Como citar essa notícia

TAVARES, Ana Paula. Estudos judaicos é destaque em canal no YouTube. (Notícia). In: Café História – história feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/estudos-judaicos-no-youtube/. Publicado em: 17 nov. 2017. Acesso: [informar data].

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss