Egiptólogo brasileiro vence concurso com projeto sobre amuletos escaravelhos

Ronaldo Gurgel Pereira, que vive em Portugal, ganhou concurso promovido pelo The Cyprus American Archaeological Research Institute.
21 de fevereiro de 2021
8
Arte Funerária Egípcia - Egito Antigo
O entrevistado há alguns anos no Egito. Fonte: acervo pessoal do entrevistado.

O The Cyprus American Archaeological Research Institute (CAARI), entidade arqueológica americana que atua no Chipre e regiões adjacentes, anunciou que o egiptólogo brasileiro Ronaldo Gurgel Pereira é o mais novo vencedor de seu concurso de pesquisa na categoria Senior Scholar in Residence. Pereira vive em Portugal, onde é investigador integrado do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.  

Durante esse período, Pereira irá desenvolver o projeto “Iron Age Steatite Scarabs from Cyprus: A study on typology and iconography considering the so-called ‘Tyrian Group’ Scarabs (8th – 5th centuries BCE)”, que tem como objetivo estudar cerca de 40 selos/amuletos escaravelhos do período Archaic Cyprus I e II (ca. séculos VIII – V ac). Será estudada uma seleção de escaravelhos de Agia Irini, Kition e Amathus.

Ao Café História, o historiador e egiptólogo, contou como está se sentindo:

– Eu fiquei muito feliz! Os concursos abertos pelos membros afiliados ao Council of American Overseas Research Centers, o CAORC, são famosos por serem muito competitivos. Essa oportunidade de trabalho no Chipre dá reconhecimento e legitimação à minha investigação sobre amuletos e selos escaravelhos fenícios da Idade do Ferro. A expectativa é de muito trabalho, mas também de alargamento de horizontes profissionais através de cooperações futuras com os meus novos colegas americanos e cipriotas.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Ronaldo Gurgel Pereira, confira uma entrevista que fizemos com ele em 2019. Neste papo, conversamos sobre arte funerária egípcia.  

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

8 Comments Deixe um comentário

  1. Ola Bruno Leal,. Parabens pelo excelente trabalho de divulgacao da pesquisa historicae arqueologica. Muito bom saber da pesquisa do Ronaldo Pereira.

  2. Bruno Leal, parabéns pelo excelente e belo trabalho no Café História. Os temas e os conteúdos são excelentes, e conhecer melhor a “verdadeira História” é de grande importância para trazer luz às informações fidedignas sobre sua história, antes manipulada por interesses diversos, talvez até escusos, que todo povo e país, merece ter acesso. pelos historiadores compromissados com a verdadeira realidade dos fatos acontecidos.

  3. Olá Bruno, parabéns pelo artigo, mostrei para minha filha que ficou encantada,. Seu sonho é fazer arqueologia, você tem indicação de faculdade aqui no Brasil???…agradeço muiiito

    Vanessa Cassab

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss