Egiptólogo brasileiro vence concurso com projeto sobre amuletos escaravelhos

Ronaldo Gurgel Pereira, que vive em Portugal, ganhou concurso promovido pelo The Cyprus American Archaeological Research Institute.
21 de fevereiro de 2021
Arte Funerária Egípcia - Egito Antigo
O entrevistado há alguns anos no Egito. Fonte: acervo pessoal do entrevistado.

O The Cyprus American Archaeological Research Institute (CAARI), entidade arqueológica americana que atua no Chipre e regiões adjacentes, anunciou que o egiptólogo brasileiro Ronaldo Gurgel Pereira é o mais novo vencedor de seu concurso de pesquisa na categoria Senior Scholar in Residence. Pereira vive em Portugal, onde é investigador integrado do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa.  

Durante esse período, Pereira irá desenvolver o projeto “Iron Age Steatite Scarabs from Cyprus: A study on typology and iconography considering the so-called ‘Tyrian Group’ Scarabs (8th – 5th centuries BCE)”, que tem como objetivo estudar cerca de 40 selos/amuletos escaravelhos do período Archaic Cyprus I e II (ca. séculos VIII – V ac). Será estudada uma seleção de escaravelhos de Agia Irini, Kition e Amathus.

Ao Café História, o historiador e egiptólogo, contou como está se sentindo:

– Eu fiquei muito feliz! Os concursos abertos pelos membros afiliados ao Council of American Overseas Research Centers, o CAORC, são famosos por serem muito competitivos. Essa oportunidade de trabalho no Chipre dá reconhecimento e legitimação à minha investigação sobre amuletos e selos escaravelhos fenícios da Idade do Ferro. A expectativa é de muito trabalho, mas também de alargamento de horizontes profissionais através de cooperações futuras com os meus novos colegas americanos e cipriotas.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Ronaldo Gurgel Pereira, confira uma entrevista que fizemos com ele em 2019. Neste papo, conversamos sobre arte funerária egípcia.  

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também