História Digital é tema de dossiê de revista

9 de agosto de 2017
1

Nova edição da Revista Observatório pode ser baixada gratuitamente.

Por Bruno Leal | Agência Café História

A Revista Observatório acaba de publicar sua mais nova edição, cujo dossiê temático é dedicado ao tema da História Digital. O dossiê é composto por nove artigos, que podem ser baixados gratuitamente em diversos formatos: PDF, Epub, Kindle, Daisy, ABBYY GZ e JP2. Ainda como parte do dossiê temático, esta edição da revista possui uma entrevista com a historiadora Anita Lucchesi, doutoranda na Universidade de Luxemburgo e uma das principais pesquisadoras no campo da historiografia digital no Brasil.

historia-digital-1024x768
A chamada “História Digital” tem conquistado cada vez mais adeptos. Foto: Bruno Leal/Café História.

O dossiê “História Digital” foi organizado pelo Prof. Dr. Fagno da Silva Soares (do Centro de Estudos e Pesquisas em História Oral e Memória IFMA e NEHO/USP) pela Profa. Dr. Marta Gouveia de Oliveira Rovai (do Núcleo de Estudos em História Oral NEHO/USP, Rede Brasileira de História Pública e Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL) e pelo Prof. Dr. Bruno Leal Pastor de Carvalho (Rede Brasileira de História Pública, Café História e Professor da Universidade Federal Fluminense-UFF). A organização dos artigos e dos temas livres, por sua vez, foram organizados pelo editor da revista, o Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A Revista Observatório foi criada em março de 2015 como um periódico quadrimestral conjunto entre o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Palmas, e o Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social/ GEDGS da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Tupã. Sua primeira chamada pública foi feita em abril de 2015, visando a constituição de seu primeiro número.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

1 Comment Deixe um comentário

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss