O acesso de meninas e mulheres ao conhecimento científico e à carreira acadêmica oferece muitos desafios a serem enfrentados. A ciência, historicamente considerada um reduto majoritariamente masculino, ainda apresenta obstáculos e falta de oportunidades para que jovens estudantes não somente mantenham o interesse em desenvolver seus talentos na área de exatas, mas também tenham acesso a oportunidades e condições com maior equidade. Mas, como aumentar a representatividade de mulheres cientistas, sobretudo reforçando a diversidade racial e de gênero e promover o debate sobre as desigualdades observadas por mulheres sobre mulheres nas ciências? Para jogar luz sobre estas questões, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no dia 27 de março a sétima edição do projeto Dia das Meninas no MAST. Totalmente virtual, a ação reunirá especialistas mulheres em debates que vão abordar a importância da diversidade nas ciências e o reconhecimento histórico. Nos bate-papos também serão mostrados vários exemplos de liderança feminina no fazer científico, subvertendo o sentimento de isolamento, e promovendo uma aproximação entre as amantes da ciência, jovens e veteranas.
Com o tema De Mulheres para Meninas: Trocas e Acolhimento, o encontro acontecerá em duas etapas: Live a partir das 16h, no Canal do MAST no YouTube e quatro Rodas de Conversa com as especialistas sobre diferentes temáticas do conhecimento (ciências exatas, da terra, biológicas e humanidades) que vão acontecer, simultaneamente, às 18h30, por meio da plataforma Google Meets. Para participar destes bate-papos é preciso realizar um registro prévio, preenchendo o Formulário de Inscrição para receber o link com o acesso às salas virtuais. As vagas são limitadas.
O Dia das Meninas no MAST vem sendo balizado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa é voltada a meninas Cis e Trans que estão em idade de escolha profissional e têm muitas dúvidas sobre as suas opções, mostrando exemplos de profissionais das diversas ciências.
Para conferir a programação completa, clique aqui.
Texto: Assessoria de Imprensa do MAST