Dia das Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins

Sétima edição do projeto será on-line, promovendo debates e o compartilhamento de experiências de mulheres cientistas sobre a representatividade feminina nas suas áreas de atuação e de pesquisa.
26 de março de 2021

O acesso de meninas e mulheres ao conhecimento científico e à carreira acadêmica oferece muitos desafios a serem enfrentados. A ciência, historicamente considerada um reduto majoritariamente masculino, ainda apresenta obstáculos e falta de oportunidades para que jovens estudantes não somente mantenham o interesse em desenvolver seus talentos na área de exatas, mas também tenham acesso a oportunidades e condições com maior equidade. Mas, como aumentar a representatividade de mulheres cientistas, sobretudo reforçando a diversidade racial e de gênero e promover o debate sobre as desigualdades observadas por mulheres sobre mulheres nas ciências? Para jogar luz sobre estas questões, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) realiza no dia 27 de março a sétima edição do projeto Dia das Meninas no MAST. Totalmente virtual, a ação reunirá especialistas mulheres em debates que vão abordar a importância da diversidade nas ciências e o reconhecimento histórico. Nos bate-papos também serão mostrados vários exemplos de liderança feminina no fazer científico, subvertendo o sentimento de isolamento, e promovendo uma aproximação entre as amantes da ciência, jovens e veteranas.

Dia das Meninas no Museu de Astronomia e Ciências Afins 1

Com o tema De Mulheres para Meninas: Trocas e Acolhimento, o encontro acontecerá em duas etapas: Live a partir das 16h, no Canal do MAST no YouTube e quatro Rodas de Conversa com as especialistas sobre diferentes temáticas do conhecimento (ciências exatas, da terra, biológicas e humanidades) que vão acontecer, simultaneamente, às 18h30, por meio da plataforma Google Meets. Para participar destes bate-papos é preciso realizar um registro prévio, preenchendo o Formulário de Inscrição para receber o link com o acesso às salas virtuais. As vagas são limitadas.

Dia das Meninas no MAST vem sendo balizado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Esta iniciativa é voltada a meninas Cis e Trans que estão em idade de escolha profissional e têm muitas dúvidas sobre as suas opções, mostrando exemplos de profissionais das diversas ciências.

Para conferir a programação completa, clique aqui.

Texto: Assessoria de Imprensa do MAST

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também