Inscrições abertas para curso online gratuito sobre Literatura de Cordel

Curso tem 45 horas-aula e divide-se em três módulos, que exploram a história da literatura de cordel, a linguagem poética do gênero e suas adaptações sociais.
28 de abril de 2023
Inscrições abertas para curso online gratuito sobre Literatura de Cordel 1
O escritor de literatura de cordel, Severino Honorato, apresenta rimas para o público durante o Salão Carioca do Livro no Campo de Santana, no Rio de Janeiro, em 2019. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

A plataforma educacional “Eskada” está com inscrições abertas para o curso online (autoinstrucional e gratuito) “Literatura de Cordel: primeiros passos”. O objetivo principal do curso é ser uma oportunidade de conhecer os elementos básicos e o papel social do cordel. Na perspectiva de valorização da literatura popular e reconhecimento da pluralidade cultural brasileira.

A formação é voltada proritariamente para estudantes da área, mas pode ser feita por qualquer pessoa. O nível de dificuldade do curso, segundo a plataforma, é intermediário. A formação possui carga horária de 45 horas.

O que é Eskada?

O “Eskada” foi desenvolvida em ambiente Moodle pelo Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMAnet), responsável pela criação de oportunidades de aprendizagem mediada por tecnologia que valorizem alternativas de inovação pedagógica no âmbito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e conta com apoio da CAPES.

Atualmente, a plataforma dispõe de 57 cursos no catálogo e mais de 220 mil estudantes matriculados. Todos os cursos realizados na Eskada tem o certificado emitido pela Universidade Estadual do Maranhão.

O curso “Literatura de Cordel: primeiros passos” está dividido da seguinte forma:

MÓDULO 1 – A HISTÓRIA DO CORDEL

A origem;
A xilogravura;
As temáticas;
As academias de cordel.

MÓDULO 2 – A LINGUAGEM POÉTICA DO CORDEL

Estrofe;
Rima;
Métrica;
Ritmo.

MÓDULO 3 – AS ADAPTAÇÕES E O DISCURSO SOCIAL NO CORDEL

Os primeiros temas;
O cangaço;
As adaptações.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss