A Associação Brasileira de História Oral anunciou a abertura das inscrições (aqui) para mais uma edição do seu curso de formação em história oral. A programação está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 29 de março de 2025, sempre às terças-feiras, entre 19h30 e 21h30. O curso será ministrado online e contará com transmissões ao vivo.
O objetivo central desta capacitação é proporcionar uma formação inicial para pesquisadores interessados no método da história oral. A abordagem do curso inclui os principais procedimentos metodológicos empregados nessa forma de investigação, além de promover debates sobre as implicações teóricas do método. O curso também discute as questões éticas envolvidas no uso da história oral e apresenta as diversas possibilidades de aplicação desse método em pesquisas acadêmicas e em outros contextos.
Estrutura
A estrutura curricular do curso inicia-se com uma reflexão aprofundada sobre as condições históricas que levaram à consolidação da história oral como uma metodologia de pesquisa. Além disso, são apresentados seus principais enquadramentos teóricos e conceituais.
No decorrer das aulas, os participantes serão introduzidos a aspectos práticos fundamentais, incluindo a elaboração de projetos, o planejamento da pesquisa e as diferentes abordagens dentro da história oral. Também serão tratados temas como os cuidados necessários na interação com entrevistados, as técnicas e ferramentas tecnológicas disponíveis para a coleta e armazenamento de dados, além das estratégias para a análise e a transcrição do material obtido por meio das entrevistas.
Durante essas sessões, os participantes poderão interagir com especialistas brasileiros na área da história oral. O espaço do curso também será destinado a discussões sobre desafios reais enfrentados na prática desse método, promovendo um ambiente de trocas e aprendizado entre os participantes.
Carga horária, valores e certificado
A carga horária total do curso é de 32 horas, sendo 16 horas de aulas ao vivo e 16 horas sugeridas para leituras e atividades complementares, que deverão ser realizadas de maneira autônoma pelos inscritos. Para receber o certificado de conclusão, os participantes devem ter uma frequência mínima de 70% das aulas ao vivo. Cabe destacar que as aulas não serão gravadas, ou seja, não haverá possibilidade de assisti-las posteriormente.
O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília e criador do Café História, é um dos mais vendidos nas categorias “Ensino e Estudo” e “Historiografia” da Amazon. O livro está disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou no Kindle. Mais de 80 avaliações positivas de leitores. Confira aqui.
As inscrições estarão abertas até o início do curso, mas as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Para os filiados à Associação Brasileira de História Oral (ABHO) que estiverem em dia com a anuidade de 2025 no momento da inscrição, a participação é gratuita.
Para usufruir desse benefício, o filiado deve inserir seu código de filiação no ato da inscrição e anexar o recibo de pagamento da anuidade em formato PDF. Esse recibo pode ser gerado acessando o website oficial da associação, entrando na “Área do Inscrito” e clicando na opção “Emitir recibo de pagamento” referente ao ano de 2025, na aba “Anuidades”.
Para aqueles que não são filiados à ABHO ou que não estiverem com a anuidade quitada, ainda será possível se inscrever regularmente para o curso, embora sem direito à gratuidade. O valor começa em R$ 140,00. As inscrições, assim como os pedidos de cancelamento, poderão ser realizados até o dia 28 de fevereiro de 2025. Após essa data, o sistema será fechado e não será mais possível realizar novas inscrições ou cancelamentos.
Para aqueles que ainda não são membros da Associação Brasileira de História Oral, há a possibilidade de se filiar para usufruir dos benefícios oferecidos, incluindo a gratuidade no curso. Para isso, basta acessar o site oficial da associação e seguir as instruções disponíveis na seção de filiação.
Associação Brasileira de História Oral
Para mais informações sobre o curso, inscrições e filiação, os interessados podem acessar o website oficial da Associação Brasileira de História Oral.