O Núcleo de Audiovisual e Documentário da Fundação Getúlio Vargas (FGV) produziu e disponibilizou gratuitamente o documentário “Utopia Urbana: o arquivo de Gilberto Velho”, que se debruça sobre a vida e a obra de um dos maiores antropólogos brasileiros, nascido em 1945 e falecido em 2012.
O documentário marca a organização do arquivo de Gilberto Velho, doado à FGV/CPDOC, e também os 50 anos do livro mais importante do antropólogo: “A Utopia Urbana”. E ambos os eventos estão dentro das celebrações dos 50 anos de criação do próprio CPDOC.
Gilberto Velho teve amplo reconhecimento nacional e internacional, sobretudo por suas contribuições para o estudo da cultura urbana e da antropologia da modernidade. “A Utopia Urbana: Um Estudo de Antropologia Social”, publicado em 1973, baseia-se em sua dissertação de mestrado defendida em 1970. Neste trabalho, Velho realizou um trabalho de campo no bairro de Copacabana no final da década de 1960. Ao longo da carreira, o antropólogo também abordou temas como consumo de drogas ilícitas, violência urbana, juventude, cultura e política. Ele foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.