Rio de Janeiro recebe conferência internacional sobre Primeira Guerra Mundial

8 de junho de 2018

Evento acontece nos dias 20 e 21 de junho na Fundação Casa de Rui Barbosa. Pesquisadores de diversos países participam do encontro.

Bruno Leal | Agência Café História

A Conferência Internacional “Tempos de Violência: O Fim da Primeira Guerra Mundial e o Início de uma Era” é uma realização original do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ) e do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (iRi/PUC-Rio), com apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa, da CAPES, do Ministério da Cultura do Brasil e do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Kämpfe_auf_dem_Doberdo
Representação da Batalha de Doberdò, travada em agosto de 1916 entre os exércitos italiano e austro-húngaro. Pintura de Rudolf Alfred Höger (1877–1930).

Entre os conferencistas do evento estão Annette Becker, da Université Paris Nanterre (França), e Jay Winter, da Yale University (Estados Unidos). Participam ainda como palestrantes Alexandre Moreli, da Universidade de São Paulo (Brasil), Dan Todman, da Queen Mary University of London (Inglaterra), Letícia Carvalho, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Brasil), Marcelo Jasmin, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil), María Inés Tato, da Universidad de Buenos Aires (Argentina), Matthew Craven, da University of London (Inglaterra), Siba Grovogui, da Cornell University (Estados Unidos) e Silvia Correia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Centenário da Primeira Guerra Mundial

Nos últimos quatro anos (2014-2018), o jubileu de 100 anos da Primeira Guerra Mundial tem sido marcado por uma série de debates, publicações e eventos que buscam melhor compreender um dos eventos mais complexos e importantes da história global recente. O evento que ocorre na Fundação Casa de Rui Barbosa busca inserir o Brasil no mapa dessas discussões, promovendo a internacionalização do meio acadêmico brasileiro, trazendo ao país especialistas que estão construindo novas perspectivas sobre a “Grande Guerra” e contribuindo com o desenvolvimento interdisciplinar dessa área específica.

Rio de Janeiro recebe conferência internacional sobre Primeira Guerra Mundial 1
Programação completa do evento, que é aberto ao grande público.

Em nome da comissão organizadora, a historiadora Sílvia Correia conversou por e-mail com o Café História sobre a importância da realização deste evento no Brasil:

– Este evento pretende retirar a discussão sobre o conflito de uma certa marginalidade na qual é colocada no Brasil, seja no espaço público – como se pode verificar pelo mercado editorial de trabalhos sobre o assunto, com poucas traduções de nomes centrais e atuais que discutem o tema – seja na universidade, pela pouca produção acadêmica sobre a mesma. Nesse sentido, este encontro se apresenta como um momento de partilha e divulgação de maneiras de se pensar o conflito. Ao discutir temas como identidade, memória, violência, raça, trauma entre outros, opta-se por vias de abordagem críticas, que vão da cultura de guerra ao pós-colonialismo, descentrando o conflito no tempo e na geografia e privilegiando um olhar transnacional e comparativo.

O evento será público e gratuito, e as inscrições deverão ser feitas apenas no local, no dia 20 de junho, a partir das 14:00. A Fundação Casa de Rui Barbosa está localizada na Rua São Clemente, 134, Botafogo. Serão fornecidos certificados aos interessados que comparecerem a pelo menos três das cinco atividades previstas (2 conferências e 3 mesas). Baixe o programação do evento aqui. Confira também o site oficial da conferência.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também