Comparação entre Guerra Civil Americana e Guerra do Paraguai é tema de live

Debate marca o lançamento do livro “Duas guerras nas Américas - raça, cidadania e construção do Estado nos Estados Unidos e Brasil (1861-1870)", do historiador Vitor Izecksohn, professor da UFRJ e colaborador do Café História.
2 de março de 2021
Comparação entre Guerra Civil Americana e Guerra do Paraguai é tema de live 1
A live será aberta, gratuita e marca o lançamento do livro “Duas guerras nas Américas - raça, cidadania e construção do Estado nos Estados Unidos e Brasil (1861-1870)", do historiador Vitor Izecksohn. Foto: Andrik Langfield / Unplash.

Nesta quarta-feira, 3 de março, a editora Alameda promove um debate, ao vivo, sobre a Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-1865) e a Guerra do Paraguai (1864-1870). A transmissão ocorre às 18h, horário de Brasília, através do canal no YouTube da Editora Alameda. Participam da conversa Vitor Izeckshon (UFRJ), Bruno Leal (UnB), Gabriel Passetti (UFF), Miquéias Mügge e Fabrício Prado (College of Willian and Mary).

A live será aberta, gratuita e marca o lançamento do livro “Duas guerras nas Américas – raça, cidadania e construção do Estado nos Estados Unidos e Brasil (1861-1870)”, do historiador Vitor Izecksohn, professor do Departamento de História da UFRJ e colaborador do Café História. O livro foi lançado este mês e já esta à venda.

“Duas guerras nas Américas” demonstra como o recrutamento militar afetou as práticas políticas nos Estados Unidos e do Brasil durante os períodos da Guerra Civil e da Guerra do Paraguai. A comparação entre os dois conflitos é usada também para compreender os usos de termos como patriotismo, honra nacional, união e cidadania no contexto social e constitucional dos dois países americanos. 

Nas palavras do historiador Francisco Doratioto (UnB), que escreve a apresentação da obra, “o livro de autoria de Vitor Izecksohn tem texto fluente e refinada análise interpretativa, e fundamenta-se em pesquisa em fontes primárias e secundárias e no sólido conhecimento do autor, dos processos históricos brasileiro e norte-americano no século XIX. Temos, assim, este estudo comparativo de duas guerras travadas na década de 1860 por Estados de caráter político diferente, o norte-americano republicano federativo e o brasileiro, monárquico centraliza- do, mas que enfrentaram semelhantes desafios político-militares e sociais”. 

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também