Cinema-africano
Cinema africano é tema de livro para download gratuito.

Cinema africano é tema de livro gratuito

“Filmes da África e da Diáspora” traz artigos que analisam o cinema africano pelo viés antropológico, literário, sociológico, estético e político.
3 de outubro de 2017
2

Lançado em 2012, “Filmes da África e da Diáspora – objetos de discursos” é organizado por Mahomed Bamba e Alessandra Meleiro, e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para fazer o download legal do livro clique aqui.

– Os textos reunidos neste livro resultam de um exercício hermenêutico coletivo sobre um mesmo objeto: os filmes da África e de suas diásporas. São textos analíticos tecidos a partir de perspectivas diversas: antropológica, literária, sociológica, estética e política. Após ter despertado o interesse dos críticos ávidos de novidade, as obras dos cineastas africanos acabaram se constituindo em valiosos objetos de estudo para os pesquisadores universitários. Em resenhas, teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos, os filmes africanos são estudados como “textos” e pretextos a partir dos quais se elaboram reflexões teóricas abrangentes sobre questões identitárias, culturais e ideológicas que formam o bojo do pensamento pós-colonial e dos cultural studies – afirmam os organizadores na introdução do livro.

O livro está dividido da seguinte maneira: “Narrativas pós-guerra civil angolana e moçambicana”; “A onipresença da música africana em “filmes de autor” africanos”; “Fronteiras, margens, alteridade e experiências diaspóricas”; “Realismo social, cinéfila e experimentação em três filmes africanos” e “Imagens do corpo da mulher e figuras do “Eu” feminino em quatro filmes”. Assim como os filmes, os pesquisadores que contribuem para a obra são oriundos de diversas universidades brasileiras e do exterior.

Cinema africano é tema de livro gratuito 1

O livro do historiador Bruno Leal, professor da Universidade de Brasília, é destaque na categoria “historiografia” e “ensino e estudo”da Amazon Brasil. Livro disponível para leitura no computador, no celular, no tablet ou Kindle. Mais de 60 avaliações positivas de leitores.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss