No sábado, 21 de setembro de 2024, centenas de paraquedistas saltaram sobre Ginkel Heath, na Holanda, para comemorar o 80º aniversário da Operação Market Garden. Esta missão, considerada uma das mais ousadas da Segunda Guerra Mundial, visava tomar pontes estratégicas para permitir o avanço aliado na Alemanha. Cerca de 100.000 soldados alemães estavam nas proximidades para se opor à ofensiva aliada. Foi a maior operação aerotransportada da guerra até aquele ponto da guerra. Apesar de seu fracasso em conquistar a ponte em Arnhem, a operação ainda é símbolo de coragem e sacrifício.
O evento contou com a participação de tropas da Brigada Aeromóvel Holandesa e de 12 nações da OTAN, além de aproximadamente 60 mil espectadores. As celebrações incluíram homenagens emocionantes, como o encontro de veteranos com o rei Willem-Alexander. A operação, que envolveu o lançamento de 35 mil soldados atrás das linhas inimigas, acabou frustrada pela forte resistência alemã e problemas logísticos, resultando em pesadas baixas aliadas, com mais de 11 mil mortos em nove dias de combate. Entre os presentes no evento deste sábado estava o veterano Geoff Roberts, de 99 anos, que participou da missão original em 1944.
Paraquedas abrem no alto enquanto ondas de paraquedistas pousam na Holanda durante operações do 1º Exército Aerotransportado Aliado. Foto: Wikimedia.
As palavras do general Christopher Cavoli, comandante das forças dos EUA na Europa, destacaram a importância histórica dessa operação para a criação de laços que, hoje, sustentam a coesão da OTAN. Cavoli afirmou que o espírito de colaboração que marcou aquela época continua vivo nas atuais alianças militares, fortalecidas ainda mais pelos desafios globais recentes.
Com informações de AP.