Centenas de paraquedistas saltam para comemorar operação da Segunda Guerra Mundial

Salto coletivo aconteceu na Holanda. Veteranos e forças da OTAN relembram uma das missões mais audaciosas da Segunda Guerra Mundial, a Operação Market Garden. Entre os presentes estava o veterano Geoff Roberts, de 99 anos, que participou da missão original em 1944.
22 de setembro de 2024
Centenas de paraquedistas saltam para comemorar operação da Segunda Guerra Mundial 1
Evento ocorreu nesta sábado, 21 de setembro. Foto: Phil Nijhuis, Associated Press.

No sábado, 21 de setembro de 2024, centenas de paraquedistas saltaram sobre Ginkel Heath, na Holanda, para comemorar o 80º aniversário da Operação Market Garden. Esta missão, considerada uma das mais ousadas da Segunda Guerra Mundial, visava tomar pontes estratégicas para permitir o avanço aliado na Alemanha. Cerca de 100.000 soldados alemães estavam nas proximidades para se opor à ofensiva aliada. Foi a maior operação aerotransportada da guerra até aquele ponto da guerra. Apesar de seu fracasso em conquistar a ponte em Arnhem, a operação ainda é símbolo de coragem e sacrifício.

O evento contou com a participação de tropas da Brigada Aeromóvel Holandesa e de 12 nações da OTAN, além de aproximadamente 60 mil espectadores. As celebrações incluíram homenagens emocionantes, como o encontro de veteranos com o rei Willem-Alexander. A operação, que envolveu o lançamento de 35 mil soldados atrás das linhas inimigas, acabou frustrada pela forte resistência alemã e problemas logísticos, resultando em pesadas baixas aliadas, com mais de 11 mil mortos em nove dias de combate. Entre os presentes no evento deste sábado estava o veterano Geoff Roberts, de 99 anos, que participou da missão original em 1944.

Centenas de paraquedistas saltam para comemorar operação da Segunda Guerra Mundial 2

Paraquedas abrem no alto enquanto ondas de paraquedistas pousam na Holanda durante operações do 1º Exército Aerotransportado Aliado. Foto: Wikimedia.

As palavras do general Christopher Cavoli, comandante das forças dos EUA na Europa, destacaram a importância histórica dessa operação para a criação de laços que, hoje, sustentam a coesão da OTAN. Cavoli afirmou que o espírito de colaboração que marcou aquela época continua vivo nas atuais alianças militares, fortalecidas ainda mais pelos desafios globais recentes​.

Com informações de AP.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss