Café História está em Brasília para a cobertura do XXIX Simpósio Nacional de História

24 de julho de 2017
Evento começa nesta segunda-feira e será realizado na Universidade de Brasília.

Por Bruno Leal | Agência Café História

O Café História está em Brasília para cobrir o XXIX Simpósio Nacional de História, realizado pela Associação Nacional de História (ANPUH). O maior e mais tradicional evento de História do país acontece na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 24 de 28 de julho. Milhares de historiadores de todo o Brasil já se encontram na capital federal ou a caminho dela para participar do evento. O tema desta edição é “Contra os preconceitos: História e Democracia”. Os organizadores explicam a escolha:

Contra os preconceitos: História e Democracia é a temática do evento, que, sem dúvida, apresenta relevância histórica ímpar e grande atualidade face à complexa realidade do mundo contemporâneo. De fato, o tempo presente, no Brasil e em diferentes países do mundo, tem se caracterizado por peculiar conquista e afirmação de novos e plurais direitos, mas também é marcado por forte expansão de diferentes formas de fundamentalismos e expressão de preconceitos. Aos historiadores cabe tarefa de especial relevância: refletir sobre os processos de conquistas desses direitos e, ao mesmo tempo, sobre os motivos e diferentes formas de reação contra elas. Esse campo, orientado por preconceitos e visões de mundo conservadoras, merece atenção especial, pois constitui manifestação histórica que precisa ser compreendida em sua dimensão temporal e espacial.

Café História está em Brasília para a cobertura do XXIX Simpósio Nacional de História 1

Boa parte do evento ocorre nos 120 “Simpósios Temáticos”, nos quais os inscritos apresentam trabalhos concluídos ou em andamento. Além disso, o evento conta com minicursos, conferências, lançamentos de livros, mesas especiais, fóruns e uma diversificada programação cultural. Veja a programação completa aqui.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss