Buscas por Coreia do Sul no Google têm aumento de 700% em 24h

4 de dezembro de 2024
Buscas por Coreia do Sul no Google têm aumento de 700% em 24h 1
Um membro da equipe da assembleia nacional pulveriza extintores de incêndio para bloquear a entrada de soldados no salão principal da assembleia nacional em Seul. (Foto AP)

A Coreia do Sul ganhou destaque global após o presidente Yoon Suk Yeol declarar lei marcial no país na última segunda-feira. No Google, as pesquisas por “lei marcial na Coreia do Sul” aumentaram em 700% nas últimas 24 horas. As buscas também dispararam por termos relacionados, como “Coreia do Sul”, “O que é lei marcial” e “golpe de estado na Coreia”.

O governo justificou a medida extrema sob o argumento de que a oposição estava tentando sabotar seu governo. O anúncio aumentou a tensão no país, levando a confrontos entre manifestantes e forças de segurança nas ruas de Seul, capital da Coreia do Sul.

A decisão do presidente (eleito com vitória apertada em 2022) veio após semanas de instabilidade política e crescente insatisfação popular. Na terça-feira, contudo, parlamentares sul-coreanos derrubaram nesta terça-feira a medida. Críticos apontam que a medida pode ser uma tentativa de Yoon manter o controle frente a acusações graves, o que gerou reações internacionais e aumento do interesse global sobre os desdobramentos.

O governo de Yoon Suk Yeol foi envolvido em diversos escândalos, muitos dos quais relacionados à primeira-dama, Kim Keon Hee. Ela foi acusada de corrupção e tráfico de influência, sendo especialmente criticada por supostamente aceitar uma bolsa de luxo da marca Dior como presente de um pastor, o que levantou suspeitas sobre o uso de sua posição para benefícios pessoais.

Clima continua tenso

O clima no país permanece tenso, com relatos de bloqueios de comunicação e repressão a jornalistas. Especialistas veem a situação como um teste crítico para a democracia sul-coreana, que enfrenta u

Analistas apontam que essa decisão marca uma das maiores crises políticas do país desde a democratização nos anos 1980. Líderes da oposição e organizações internacionais expressaram preocupação com a escalada autoritária. Enquanto isso, cidadãos têm usado as redes sociais para debater a situação, impulsionando as buscas sobre o tema globalmente.

Estado de exceção

Quer entender melhor o que é um estado de exceção e suas nuances? Confira nossa bibliografia comentada, escrita pelo historiador Antonio Gasparetto Junior. “São inúmeras as experiências históricas de exceção no mundo, inclusive na Antiguidade: a formulação da noção de exceção costuma ser atribuída aos romanos. Sua aplicação, contudo, transformou-se bastante ao longo tempo, incorporando situações mais recentes, tais como declarações de estado de emergência, de guerra, de sítio, lei marcial e intervenções federais. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 não fala de “estado de exceção”, mas os artigos 136 e 137 tratam do problema usando outra expressão mais ou menos equivalente, “estado de defesa”.

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Sugestão de leitura

Um dos principais lançamentos editoriais em 2022, ano do bicentenário, "Várias faces da Independência do Brasil" reúne os maiores especialistas no tema, que discutem populações indígenas, escravizados, batalhas, política e economia. Leitura ideal para professores e qualquer pessoa com interesse em entender melhor e de forma didática como se deu o processo de independência do Brasil. Clique na imagem para saber mais.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Don't Miss