Instituto Moreira Salles seleciona bolsistas para pesquisa em acervo fotográfico

O projeto tem como foco o processo de colonização da região central brasileira, conhecido popularmente como a "Marcha para o Oeste".
20 de abril de 2023
Instituto Moreira Salles seleciona bolsistas para pesquisa em acervo fotográfico 1
Membros da comitiva parlamentar em jeep da Fundação Brasil Central, deixam o campo de pouso, após desembarque, Planalto Central, 1948 Acervo Instituto Moreira Salles/Coleção Alice Brill.

O Instituto Moreira Salles (IMS) lançou em 7 de março o edital para a 5ª edição da Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia, que escolherá dois projetos de pesquisa sobre um conjunto de imagens do acervo do IMS, de autoria da fotógrafa Alice Brill e dos fotógrafos José Medeiros, Henri Ballot e Marcel Gautherot. O projeto intitula-se “Em nome do vazio. Fotografia, conquista e colonização de Estado no âmbito da Marcha para o Oeste” e baseia-se no processo de colonização da região central brasileira conhecido popularmente como a “Marcha para o Oeste”, que teve como órgão executor a Fundação Brasil Central (FBC).

Informações sobre inscrições, eixo temático e material de apoio para a realização do projeto, estão disponíveis aqui. As inscrições estarão abertas até 7 de maio.

Com o edital, o IMS busca promover a construção de diálogos entre essa produção fotográfica e o processo de ocupação e transformação de territórios considerados pelo Estado como vazios e incivilizados, tencionando interrogar como diversos olhares construíram identidades e documentaram habitantes do Brasil Central e seus modos de vida dissonantes do padrão “moderno” que o programa oficial buscou impor.

Bolsas

Este ano as duas bolsas serão concedidas a pessoas pesquisadoras nascidas ou residentes, que desenvolvam pesquisas sobre e/ou que tenham como local de trabalho e pesquisa as regiões afetadas pela ação da Fundação Brasil Central: Mato Grosso, Tocantins, Goiás, sul do Pará, sul do Amazonas e Distrito Federal.

Uma das bolsas será dedicada exclusivamente a pessoas negras ou indígenas, também seguindo o mesmo critério de regionalidade acima mencionado.

Com informações do Instituto Moreira Salles.

Café História

Perfil da redação do portal Café História. Temos interesse em pautas sobre literatura, historiografia, mercado editorial, cinema, artes e cultura. História é o nosso foco, mas todas as áreas do conhecimento das ciências humanas e sociais nos interessam. Entre em contato conosco através do [email protected].

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Don't Miss