Cursos da UFF e da UFMG são os mais bem cotados pela nova Avaliação Quadrienal da CAPES.
Por Bruno Leal | Agência Café História
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) acaba de divulgar os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), referente ao período 2013-2016. A área de História é coordenada por Carlos Fico, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As notas variam de 3 a 7 e a avaliação leva em conta diversos critérios, especialmente a produção de cada programa. Trata-se da principal avaliação da pós-graduação no Brasil, referente a todos as áreas.
No campo da História, é possível observar alterações significativas. De vinte programas nota 3, três subiram para nota 4 e um foi descredenciado. Dos vinte e dois programas nota 4, cinco subiram para nota 5 e dois tiveram seus doutorados descreenciados, ficando autorizados a funcionarem com mestrados nota 3. Dos doze programas nota 5, três caíram para nota 4 e os demais mantiveram a nota. Dos 3 programas nota 6, um caiu para nota 5, um foi elevado para a nota 7 e os demais mantiveram a nota. Dos dois programas nota 7, um caiu para nota 6. Os dois programas mais bem avaliados em História são os da UFF e da UFMG. Clique aqui para ler o relatório da área de História e aqui para ver os resultados de todos os cursos.
Comissão de avaliação
A Avaliação Quadrienal 2017 dos programas acadêmicos da Área de História aconteceu entre os dias 3 e 7 de julho de 2017. A comissão de avaliação foi composta pelos professores Andréa Carla Doré (UFPR), Andréa Lisly Gonçalves (UFOP), Arthur Alfaix Assis (UnB), Carla Mary da Silva Oliveira (UFPB), Helder Volmar Gordim da Silveira (PUC-RS), George Evergton Sales Souza (UFBA), Gabriela Pelegrino Soares (USP), Gilvan Ventura da Silva (UFES), Isabel Cristina Martins Guillen (UFPE), Jacqueline Hermann (UFRJ), Luís Reznik (UERJ), Luiz Carlos Villalta (UFMG), Maria Fernanda Baptista Bicalho (UFF), Marlon Jeison Salomon (UFG), Meize Regina de Lucena Lucas (UFC), Paulo Pinheiro Machado (UFSC), Paulo Roberto Staudt Moreira (UNISINOS), Rafael Ivan Chambouleyron (UFPA), Rebeca Gontijo Teixeira (UFRRJ), Silvana Barbosa Rubino (UNICAMP), além dos coordenadores da área.