Novo

Aula inaugural sobre negacionismos históricos vai ter transmissão online

A Casa de Oswaldo Cruz recebe em 19 de março, às 14h, o historiador Marcos Napolitano, da USP, para a aula inaugural "Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque".
26 de fevereiro de 2021
Aula inaugural sobre negacionismos históricos vai ter transmissão online 1
Detalhe do hoje desativado campo de Auschwitz, na Polônia. Foto: Julia Sakelli, Unplash.

A atividade, que abre o ano letivo dos cursos de pós-graduação das áreas de história, patrimônio cultural e divulgação científica da instituição, será transmitida ao vivo pela página da Casa no Facebook. O evento é aberto e gratuito. Após a transmissão, a aula ficará disponível gratuitamente.

O termo negacionismo foi criado no final dos anos 1980 para se referir a negação do Holocausto. Nos últimos anos, no entanto, ele também tem sido designado para se referir a outras negações de eventos do passado, como a escravidão e a ditadura militar. No campo da ciência, o termo também é usado para deslegitimar fenômenos como o aquecimento global e a efetividade das vacinas e outros tratamentos. 

“Eu pretendo apresentar a discussão atual sobre o negacionismo, que é um fenômeno relativamente novo na conjuntura brasileira. [A aula vai abordar] não somente o negacionismo histórico, mas [também] os negacionismos científicos, que vêm tomando conta do debate público, e também discutir as fronteiras entre o revisionismo historiográfico e o revisionismo ideológico”, afirma Marcos Napolitano, que é especialista em Brasil Republicano, sobretudo na história da ditadura militar no Brasil.

O Café História já publicou diversos conteúdos sobre negacionismo. O mais recente é o artigo “Qual passado usar? A historiografia diante dos negacionismos”, do historiador Arthur Lima de Avila, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Com informações da Casa Oswaldo Cruz

Bruno Leal

Fundador e editor do Café História. É professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social. Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre crimes nazistas, justiça no pós-guerra e as duas guerras mundiais. Autor de "Quero fazer mestrado em história" (2022) e "O homem dos pedalinhos"(2021).

Livro em destaque

"Várias faces da Independência" foi destaque em 2022, ano do bicentenário da independência brasileira. Reunindo os maiores especialistas no tema, o livro consegue falar de forma didática e problematizadora sobre as batalhas, as elites, as classes subalternizadas, a cultura e muitas outras dimensões de nosso complexo processo de independência. Livro de especialistas para não-especialistas. Clique na imagem para conferir o livro.

Nossa agenda

fevereiro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Leia também