Historiadora Joana Maria Predo é a convidada de nova edição do Podcast História FM, parceiro do Café História
Icles Rodrigues | Agência Café História
Formado por diferentes vertentes e momentos distintos na História, o movimento feminista trilhou um longo caminho para chegar ao seu patamar atua, onde diferentes vertentes e discursos permeiam os embates políticos de grupos minoritários.
Nos últimos anos muitos foram os momentos que discussões a respeito do feminismo vieram à tona nos debates públicos, desde a inserção de trechos do trabalho de Simone de Beauvoir em uma prova do ENEM até o próprio movimento “Ele Não”, inserido no contexto das eleições de 2018, e a forma como esses debates são conduzidos por vezes perpassam uma visão estereotipada dos movimentos feministas. Até mesmo a possibilidade de debate sobre o assunto no sistema educacional acaba se tornando motivo de paranóias políticas ditadas por medo do desconhecido.
Por conta disso, o podcast História FM convidou a professora Joana Maria Pedro, atualmente aposentada e voluntária pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-presidente da ANPUH, para conversar sobre a História do Feminismo.
No episódio, Joana discute sobre a origem do conceito, as pautas da dita “Primeira onda do Feminismo”, as ondas posteriores, avanços e recuos de acordo com o cenário político de diferentes lugares em diferentes momentos e qual a situação do movimento no que hoje é chamada de “Quarta onda do Feminismo”.
Serviço
Para saber as novidades do podcast, basta seguir o perfil @historiaFM no Twitter.
Escute esse e outros episódios nos seguintes lugares:
Spotify: http://bit.ly/HFMspotify
Apple: http://bit.ly/HFMapple
Deezer: http://bit.ly/HFMdeezer
Castbox: http://bit.ly/HFMcastbox
Pocket casts: https://pca.st/86lb
Google Podcasts: http://bit.ly/hstfmGP
Como citar esta notícia
RODRIGUES, Icles. Examinando as várias ondas do feminismo (notícia). In: Café História – História feita com cliques. Disponível em: https://www.cafehistoria.com.br/as-varias-ondas-do-feminismo/. ISSN: 2674-5917. Publicado em 11. abr. 2020.